Metas e Desafios de 2016 (Resultados)

sexta-feira, dezembro 30, 2016 0 Comments A+ a-

O inicio

   Em 2016, pela primeira vez na minha vida de leitora, eu resolvi fazer metas de leituras. Primeiro utilizei o skoob, marcando certos livros que eu achava fundamental que fossem lidos nesse ano. Alguns deles: Drácula, O Conde de Monte Cristo, Ficção Completa do Bruno Schulz, O Corcunda de Notre Dame. Como eu iria viajar no meio do ano, queria livros que fossem dos países que eu iria visitar, logo, minha lista contava com autores franceses, poloneses, italianos. Eu também tinha colocado alguns de séries, como "A fúria de Reis", segundo volume das Crônicas de Gelo e Fogo.
    A lista só tinha 15 livros mas, ao meu ver, era bastante ousada pois havia muitos clássicos e calhamaços. Já ia ser uma baita desafio ler tudo aquilo, mas por que não complicar ainda mais, não é?

No meio do caminho tinha um Desafio Livrada 

   Criado pelo Yuri do blog/vlog Livrada! esse desafio literário consiste em ler 15 livros dentre os temas propostos pelo seu criador. Por exemplo, o primeiro tema era "Um prêmio Nobel", ou seja, teríamos que escolher o livro de um ganhador de Nobel para ler, o segundo tema era "Um livro Russo", então teríamos que escolher um livro de autor russo, e assim por diante. Só a décima quinta categoria é que era uma "leitura obrigatória", o livro 'As Aventuras do Bom Soldado Sveijk'. 
   Eu não sou muito de participar de Desafios mas esse do Livrada é um dos mais interessantes que já conheci, é um desafio no real sentido da palavra pois te obriga a sair da sua zona de conforto e conhecer outras obras. Logo, no dia 02 de janeiro, lá estava eu modificando as minhas metas de leitura, encaixando os livros que se enquadravam no Desafio ou, caso contrário, escolhendo outros livros para as categorias. Nisso, minhas metas literárias do Skoob aumentaram um pouco mais, creio que 20 livros. 

O Clube do Livro

   Eu também comecei a participar de um Clube do Livro no ano de 2015. Uma vez por mês as pessoas do Clube se reúnem para falar de um livro escolhido por um dos membros do grupo, a cada mês uma pessoa diferente escolhe. Isso é interessante porque obriga as pessoas a saírem de sua zona de conforto, ao ler livros escolhidos por outros, livros que - em sua vida 'normal' - jamais teriam escolhido por si próprios. 
   No início eu também incluí os livros do Clube nas minhas metas de leitura do Skoob. Afinal, se eu era obrigada a ler esses livros então não deixaria de ser uma meta, certo? Errado. O problema desse raciocínio é que pressupõe que eu já saiba quais livros devo ler o ano todo - na prática, porém, os livros são escolhidos mês a mês e eu acaba só cadastrando o livro no Skoob depois que terminava de ler. Ou seja, eu marcava o livro como lido e depois adicionava à meta, algo um pouco desonesto na minha opinião. Dessa forma, acabei adicionando uns livros nada a ver nessa meta, que agora contava com um pouco mais de 25 livros. 
Minhas metas de Leitura 2016


Resultados

   O tempo foi passando e eu acabei retirando alguns livros da meta do Skoob. Mesmo assim, minha meta agora contava com impressionantes 25 livros. Para uma pessoa que leu 38 livros em 2015, isso era muita coisa. Ainda mais porque eu teria que me manter grudada à minha meta para alcançar esses resultados, isso sem contar os livros "obrigatórios" do Clube... Cadê a espontaneidade, gente? 
   Bom, analisando agora e considerando tudo o que aconteceu, acho que fui muito bem, concluí 80% da minha meta. Isso quer dizer que, de 25 livros marcados como "meta de leitura do Skoob" eu li 20. Vale acrescentar também que, dos cinco que eu não li, quatro estão em diferentes estágios de leitura e serão concluídos em 2017 sem falta. O livro que eu sequer comecei, O Corcunda de Notre Dame, também estará na minha meta de 2017. 
    Mas, antes de falar sobre 2017, vamos falar sobre o Desafio Livrada. 

   Bom, eu concluí o Desafio. Quer dizer, mais ou menos. Para começar, boa parte dos livros selecionados no longínquo 03 de janeiro de 2016 foram sendo substituídos ao longo do ano, por motivos que vão desde o tamanho e complexidade da leitura (no caso dO Jogo das Contas de Vidro) até a quantidade de páginas ou a chatice daquela leitura. Essas alterações no meio do caminho são autorizadas nesse Desafio (pelo menos eu acho que sim rs) e me permitiram cumprir 14 das 15 categorias do Livrada deste ano. 
   O que ficou para trás foi justamente a leitura obrigatória, As Aventuras do Bom Soldado Sveijk. Eu estou em 50% do livro mas tenho plena consciência de que não vai dar pra concluir e resenhar antes de 2017. Tudo bem, eu vou terminar esse livro ano que vem e concluir tudo certinho. Ou então, posso ler um dos livros do Alejandro Zambra, que o Yuri colocou como alternativa ao Sveijk e concluir ainda esse ano. Ainda não sei o que vou fazer, mas o desafio será completado, seja no finalzinho de 2016 ou no começo de 2017.
Minhas Estatísticas no Skoob
   

Metas de 2017 (?)

   O Skoob acabou de me informar que li 35 livros esse ano, três a menos do que no ano passado. Claro, li O Conde de Monte Cristo em 2016 - um calhamaço de mais de 1600 páginas -, talvez isso conte como o equivalente a 3 livros, não sei. O que eu sinto, porém, é que essas metas me atrapalharam um pouco na leitura. 
   Ok, eu admito que se organizar para ler esse ou aquele livro é muito bom, principalmente porque resolvi ler alguns livros clássicos e são livros que eu não tinha o hábito de ler e preciso de incentivo para fazer. Mesmo assim, acho que essa quantidade de leituras que eu "tinha" que fazer, acabou me desestimulando. Ninguém quer fazer nada porque obrigado, ainda mais em seu tempo livre. Dessa forma, senti que perdi um pouco de espontaneidade para escolher minhas leituras e isso talvez tenha contribuído para diminuir a quantidade de livros lidos nesse ano. 
   Nesse momento nós poderíamos falar que a quantidade não é tão importante, que importa também a qualidade das leituras quando comparadas a 2015 etc. Em 2015 eu li Homero, Dostoiévski, Dickens... Em 2016 li grandes autores também mas não consegui ler Victor Hugo, por exemplo, que era um autor que queria muito conhecer. Enfim, vamos considerar que houve empate entre a qualidade das leituras e voltar a falar de números.
   Cheguei a conclusão de que, embora eu possa me beneficiar em planejar minhas leituras, não funciono muito bem sob muita pressão. Por isso, em 2017, resolvi que vou selecionar apenas 5 livros para a minha meta de leitura. Se ler esses livros antes do final do ano, posso me organizar e escolher mais cinco, se não, tudo bem. Em outras palavras "Vamos deixar a meta em aberto e, depois, vamos dobrar a meta". 
   Quanto ao Desafio Livrada, minha ideia é não participar esse ano. Não posso garantir que não vou sentir vontade e mudar de ideia quando ver a lista das categorias mas, a ideia nesse momento é deixar o ano de 2017 mais leve e, dessa forma, voltar a ler o que eu estiver afim e não o que eu "tenho que". No final do ano que vem eu volto para dizer se isso foi uma boa ideia ou não.

***

É isso gente, obrigada por acompanharem o blog durante esse ano. No começo de 2017 irei divulgar os 5 livros que estabeleci como prioridade para esse ano. Se você quiser saber o que mais eu ando lendo, é só me adicionar lá no Skoob
 
Feliz Ano Novo a todos! 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!