Filme A Chegada - Resenha #Oscar2017

sexta-feira, dezembro 23, 2016 1 Comments A+ a-

            
A Doutora Louise é especialista em línguas e em comunicação. É por isso que, quando várias naves alienígenas pousam na Terra, é ela quem o exército escolhe para conseguir se comunicar com esses seres de outro planeta.  Embora Louise tenha real interesse em conhecer mais sobre a forma de se comunicar dos heptapodes (é assim que Ian, um dos cientistas trabalhando no caso, os chama) ao exército humano só uma pergunta importa: Quais são as intenções deles nesse planeta?
            Quem me conhece sabe que eu não soulá muito fã desses filmes que falam de extraterrestres, principalmente quando são seres bizarros que chegam ao planeta terra com um objetivo desconhecido. Normalmente eu fujo de filmes com essa temática mas, quando vi que "A Chegada" estava sendo considerado como um dos melhores filmes de ficção científica dos últimos anos, resolvi dar uma chance para a história.
            Dirigido por Denis Villeneuve (do excelente Os Suspeitos) tem aquele andamento mais devagar que já é característica do diretor. A trama vai sendo construída pouco a pouco, a partir dos encontros de Louise com os heptapodes, juntamente com algumas outras cenas no acampamento militar onde estão os envolvidos na trama. Gosto muito da forma como Villeneuve alinha esse andamento mais cadenciado com suspense, dando as informações em quantidade suficiente apenas para manter o interesse na história.
            Não entendo muito de ficção científica mas uma das coisas que me chamou a atenção nesta é a importância da linguagem e da comunicação na trama. Mais do que saber como são ou do que é feita a nave especial dos ET's, os personagens estão interessados nas palavras e na comunicação. Para uma pessoa de humanas como eu, o processo de "tradução" que a doutora Louise faz para entender o alfabeto dos heptapodes é um dos pontos altos do filme.
            Para coroar todos esses pontos positivos citados acima temos ainda a atuação excelente de Amy Adams como a doutora Louise. Embora não tenham muitas cenas de alta carga dramática, Adams soube dar vida a essa personagem cuja única paixão é a tradução e a comunicação. Não é a toa que os rumores já citam seu nome como indicada ao Oscar de melhor atriz.
            Se você gosta de um bom suspense ou de uma boa ficção científica, assista "A Chegada". É um filme que promete agradar os fãs de ambos os gêneros e que tem, na sua história sombria e (as vezes) até um pouco assustadora, uma trama interessante, bem dirigida e surpreendente. O final tem uma  daquelas reviravoltas de cair o queixo, o que é mais um dos motivos pela qual você deve assistir a esse filme.

            Nota 9 - muito bom

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
Alex Monreal
AUTHOR
26 de dezembro de 2017 às 16:54 delete

Este filme ultrapassou minhas expectativas, Denis Villeneuve adaptou a história de uma maneira impressionante, colocando como evidencia que era o diretor indicado de A Chegada. É importante mencionar também o grande trabalho do elenco, foi um dos melhores filmes de 2016.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!