|FILME| O Contador (2016) - Resenha/ Review

sexta-feira, novembro 18, 2016 0 Comments A+ a-

   Christian Wolff tem um espécie de autismo, algo que lhe dificulta a sua relação com as outras pessoas mas facilita a sua profissão de contador, pois ele tem extrema facilidade com números. 
   Mas essa genialidade acaba sendo "utilizada", quando Christian começa a trabalhar para membros de máfia e outras pessoas perigosas. Ao mesmo tempo em que tem de lidar com um cliente insatisfeito e salvar a vida da contadora Dana Cummings (Kendrick), Christian também é investigado por uma agente do FBI. 
   Mesclando flash backs da infância de Chris, em que ele é forçado a extremos por um pai duro e implacável, com a situação complicada do presente, vamos conhecendo a história desse misterioso personagem. Digna de nota é atuação de Ben Affleck como o autista - o olhar do ator nunca repousa por muitos segundos nos olhos das pessoas, sua postura é toda retraída mesmo com o porte gigantesco herdado de sua atuação como Batman, ele tem alguns rituais antes de fazer as coisas. Aqui, pela primeira vez, sua ausência de expressões é uma característica positiva pois combina com aparente falta de empatia, que é um sintoma desse transtorno e, por incrível que pareça, os olhos dele transmitem muito. Destaque também para o garoto que vive o personagem mais jovem, muito boa a atuação. 
   Embora esse roteiro tenha algumas características de filmes de ação (protagonista sendo perseguido, salvando a mocinha, criminosos em toda parte, não confie em ninguém), a ação é um artifício da história e não um fim. Sim, temos tiroteios, lutas etc. mas é tudo recurso para contar a história desse personagem complexo e não aquele fan service barato dos filmes de ação
   O roteiro tem algumas reviravoltas previsíveis mas guarda algumas surpresas, o que é sempre bom. O elenco todo é composto de atores razoavelmente conhecidos em atuação que deixa pouco a desejar dentro desse universo (não há Oscars mas também sem framboesas de ouro). O destaque aqui está obviamente na história do personagem principal, vivido por Ben Affleck, mas fiquei surpresa com a atenção dada ao passado dos investigadores do FBI que o perseguem, a Agente Medina e o Agente King. O destaque foi tão grande que cheguei a shippar Medina e Wolff como um casal mas isso não ocorre nesse filme (numa continuação talvez?).
   Recomendo muito, apesar de ter sentido alguma apatia das pessoas na sessão de cinema em que fui. Talvez esperassem uma trama mais voltada pra ação? Talvez seja a duração, mais de 2h, longa demais? O fato é que não vi ninguém muito empolgado na saída desse filme, além de mim. 
   Se você gosta de histórias com protagonistas complexos, de entretenimento bem feito, de filmes com bom elenco e de histórias que alternam ação/drama, assista "O contador" porque não vai se arrepender. Uma das coisas que eu mais gostei do filme foi aquele final com sua reflexão sobre o autismo. Obviamente o que o personagem principal tem é uma versão mais branda, mas gostei da forma como eles mostraram que até mesmo aqueles com graus mais elevados desse distúrbio podem ser mais do que o que parecem. 
   Nota 9 -  muito bom

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!