|Resenha| O Castelo Animado - Diana Wynne Jones #DesafioLivrada
ESSE LIVRO FAZ PARTE DO DESAFIO LIVRADA 2016. Para conhecer outros livros do Desafio, CLIQUE AQUI

Um belo dia, uma bela e assustadora mulher entra na loja e pede para experimentar um chapéu, mas não gosta de nenhum. Essa mulher logo se revela como a Bruxa das Terras Desoladas e, após dizer a Sophie que não aceita competição (ou algo assim), a Bruxa lança uma maldição. Quando ela sai da loja de chapéus, Sophie não é mais uma jovem de 17 anos mas uma senhora de quase 90.
O Desafio Livrada não é composto apenas de desafios, vejam só vocês. Há uma categoria muito fofa esse ano, denominada "um livro bobo". Interpretei isso não do modo pejorativo mas sim como a oportunidade de ler algo divertido, para fugir um pouco dos livros cabeça que povoam essa lista.
Não poderia ter escolhido melhor. Ou melhor, re-escolhido, já que minha primeira opção era um livro chamado "E se..." que é tudo menos divertido (estou a meses lendo mas ainda não consegui terminá-lo de tão chato). Quando eu li "O castelo animado", uma indicação da Karol do Blog Quem é Você Karol, eu soube imediatamente que ele seria perfeito para o Desafio.
Ao contrário do que possa parecer na minha sinopse do inÃcio o livro não é um conto de fadas fofinho e romântico. Sophie sai por aà como velha e acaba indo trabalhar para Howl, um mulherengo, fútil, dramático e muito talentoso mago, que vive em um castelo que flutua pela cidade. Howl aceita Sophie sem saber de sua maldição, por isso não dá em cima dela como faz com todas as moças da cidade.
O relacionamento entre Sophie e Howl é marcado por muitas discussões e "altas confusões" por assim dizer, o que é muito divertido de acompanhar. No "castelo" também vivem Michael, aprendiz do mago e o demônio do fogo Calcifer, com quem Sophie faz um pacto na primeira noite no castelo: ela teria que desfazer o contrato que liga Howl e Calcifer e este lhe ajudaria a quebrar a maldição.
Além dos personagens incrÃveis, o livro também tem uma trama muito bem elaborada, com capÃtulos curtos e divertidos e todo um universo rico e interessante. Descobrimos que o castelo tem uma porta que leva a universos paralelos, nem todos mágicos. E que o "felizes para sempre" só chega no momento certo: para um livro infanto-juvenil é notável o desenvolvimento dos personagens principais, que não terminam o livro da mesma forma que começaram e, ao mesmo tempo, também não transformam suas personalidades do dia para noite.
Logo na primeira página, a escrita da Diana Wynne Jones me encantou. A mistura de conto de fadas e humor foi irresistÃvel para mim e fez com que eu lesse "O Castelo Animado" em 2 dias, sem querer largar essa história um segundo sequer. Se você gosta de cenas românticas ao luar certamente esse livro não é para você mas se gosta de feitiços que dão errado, identidades trocadas e personagens que amam se odiar, por favor, leia esse livro! (Ponto de exclamação necessário, para exprimir toda a minha empolgação).
Recomendo muito para os que estão passando por uma fase de "não conseguir ler nada" ou simplesmente para os que querem um livro que aquece nossos corações e nos faz sorrir sem motivo. Só depois que finalizei o livro é que descobri que havia uma animação do estúdio Ghibli baseada nesse livro (também chamada "O Castelo Animado") , feita por ninguém menos que Hayao Miyazaki.
Não vejo a hora de conferir essa animação mas, embora um post conjunto pudesse ser interessante, queria deixar logo aqui minhas impressões do livro, antes que minha memória confunda tudo rs. Nota 9,5 - um livro muito bom, que tem tudo para se tornar um favorito (só uma releitura o dirá, por isso não dei o 10).
Olá, seja bem-vindo!
Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?
Obrigada!