|Resenha| Amanhã você vai entender - Rebecca Stead

sexta-feira, agosto 28, 2015 0 Comments A+ a-


   Miranda Sinclair é uma garota comum, criada apenas pela sua mãe. Ela tem uma vida comum e é feliz com seu amigo Saul, até que um dia este leva um soco na rua e tudo muda. Quase como se estivesse relacionado a esse evento, Miranda começa a receber billhetes anonimos que, apesar de bem estranhos a assustam muito: o autor dos bilhetes parece conhecer sua vida e destino com precisão assustadora. 
   A história se passa no inicio dos anos 70 e é narrada pela própria Miranda, uma menina de 12/13 anos. Mesmo sendo uma história voltada para o público jovem, pela narrativa da protagonista podemos ver alguns temas, como diferenças sociais e racismo, abordados de maneira muito sutil ao longo da história. Miranda estuda em uma escola pública e acaba estudando e convivendo com pessoas muito diferentes dela própria. 
   Esses aspectos apenas enriquecem a narrativa, cujo tema principal é... *musica de suspense* viagem no tempo. Alguns podem considerar essa revelação um micro-spoiler mas, quem já tem algum contato com narrativas que tem esse plot vai perceber isso logo de cara, então... Enfim, eu mesma só fiquei com mais vontade de ler quando fiquei sabendo disso. (Aliás, obrigada JotaPluftz por indicar esse livro em um dos seus vídeos).
   Os capítulos são bem curtinhos e instigantes e o livro passa num piscar de olhos. Li em 5 dias por que comecei a economiza-lo: a leitura estava tão interessante que eu queria parar para pensar nos mistérios que rodeavam a personagem e saborear a história antes de terminá-la. Fora os mistérios, as discussões de Miranda com o personagem Marcus são interessantíssimas e merecem ser lidas com bastante atenção. 
   A história ocorre em uma espécie de flashbacks pois Miranda vai relembrando e tentando fazer sentido aos eventos dos últimos meses, ao mesmo tempo em que vive a situação atual, em que sua mãe está treinando para participar de um programa de tv (no estilo Mega Senha) em que pode ganhar até 20 mil doláres, uma fortuna pra época. Miranda e Richard (namorado de sua mãe) ajudam a mãe de Miranda a treinar, criando questões etc. Miranda se lembra que essa participação da mãe no show era uma das coisas que estavam escritas em um dos bilhetes misteriosos que recebeu. O mesmo bilhete que afirmava que algo horrível ocorreria a seu amigo. 
   Como eu disse no inicio, trata-se de uma história para o público jovem/adolescente, por isso a linguagem é bem acessível. Mas, mesmo para mim que tenho 23 anos,a leitura valeu muito a pena. Você nem vê as páginas passando, a história toda é muito divertida e interessante, você não pode esperar para saber o desfecho. O final não chegou a ser surpreendente mas isso não tirou em nada o mérito dessa história incrível, que espero poder presentear a alguma criança/jovem algum dia. 
   Rebecca Stead escreveu uma história completamente despretensiosa e, por isso mesmo, cativante. Recomendo se você gosta do tema (viagem no tempo) mas também se estiver querendo ler algo diferente, com uma narrativa mais simples mas que não vai falhar em te entreter, nem que seja por algumas horas de leitura. 
   Nota 9 - um livro muito bom, que tem tudo para entrar nos meus favoritos (só não dei 10 por que preciso relê-lo para saber se será  um favorito ou não).

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!