|FILME| Atividade Paranormal: Marcados pelo mal (Resenha / Review)

domingo, janeiro 19, 2014 3 Comments A+ a-

         Na festa para comemorar a formatura de Jesse e Hector no ensino médio, eles percebem que há um amigo filmando com uma câmera portátil. Fascinado pelo objeto, Jesse pega a câmera emprestada e passa a filmar tudo a sua volta. É sob o ponto de vista dessa pequena câmera que acompanhamos os eventos de Atividade Paranormal 5: Marcados pelo mal. Aliás, chamar esse filme de Atividade Paranormal 5 é um erro pois não se trata exatamente de uma sequência mas sim de uma história paralela que se passa no mesmo universo dos outros filmes da franquia. 
          Logo no inicio, percebemos que Jesse e Hector são jovens normais e, portanto, não muito ajuizados. As primeiras sequencias nos apresentam esses personagens que parecem não passar do esteriótipo básico de jovens, latinos e inconsequentes. Algo que sempre me irrita é a maneira como, nesses filmes em que os personagens sempre falam a mesma coisa duas vezes: Uma em espanhol e outra em inglês, algo que pra mim soa extremamente artificial já que, teoricamente, todos ali deveriam falar espanhol - portanto, não haveria necessidade de tradução. 
        Quando Jesse tem a ideia de incomodar sua vizinha Anna é que o filme começa de fato. Anna tem a fama de bruja (ou bruxa) e eles acham que seria engraçado pedir para uma criança ficar chamando ela de bruxa através da porta e filmar tudo isso. O que não esperava é que Anna estivesse do lado de fora da casa e os visse ali - é quando a bruxa solta uma espécie de 'praga' em Jesse que tudo da inicio. 


           Eles descobrem que Jesse é um dos "marcados pelo mal" que dá titulo ao filme. Ele descobre que Anna faz parte de uma seita chamada 'As parteiras' e que ela o teria marcado desde que era pequeno. Na investigação para descobrir mais sobre essa seita é que ocorrem as tais atividades paranormais.
          Analisando a franquia Atividade Paranormal como um todo, podemos perceber uma diferença muito grande na qualidade dos filmes. O primeiro é excelente, o segundo é morno, o terceiro é muito bom e o quarto é razoável/morno assim como o segundo. O que esperar desse quinto filme? Confesso que não esperava muito.
             Mas, mesmo não esperando quase nada, ainda assim me frustrei. A história está cheia de situações difíceis de acreditar - por que uma pessoa pega uma câmera emprestada e não devolve? Como consegue filmar TUDO até mesmo quando está morrendo de medo? - e os personagens parecem incapazes de utilizar o cérebro durante todos as 1h24 de filme. Isso sem contar todo o plot que parece forçado apenas para explicar nos mínimos detalhes todos os porquês de tudo o que aconteceu nos filmes anteriores. 
         Isso tudo ainda fica pior pois a câmera, nesse quinto filme, ocupa um espaço digno de personagem. Nunca vi uma câmera tremer tanto, trocar tanto de mãos, girar e rodopiar com tanto frequência. Seria interessante se isso fosse seguido de momentos de mais estabilidade mas é assim o filme todo, o que me fez ficar um pouco enjoada. 


              Não é surpresa, portanto, quando eu digo que esses fatores me fizeram curtir menos aquele que é o principal motivador desse filme: Os sustos. Esqueça o suspense e a tensão do primeiro Atividade Paranormal, nesse ultimo o objetivo é dar a maior quantidade de sustos possíveis no menor espaço de tempo. Mas, se não há trama e não há envolvimento do telespectador com a história como é possível sentir medo? Os sustos aconteceram, eu assustei e só. Não foi como os outros filmes em que o medo parecia inundar o cinema - pelo contrário, vi várias pessoas dando risada
             Para dizer que não há nada de bom nesse filme, chamo para a atenção pros 4 ou 5 minutos antes do fim que é quando - finalmente! - a grande protagonista da franquia aparece. Nesse momento eu pensei "agora o filme vai ficar bom" mas, infelizmente, depois disso acabou
             No mais Atividade Paranormal: Marcados pelo mal é mais um filme de terror para assistir com os amigos, sem pensar muito, comendo pipoca e gargalhando. Nada mal se fosse um filme avulso mas, por já conhecer do que os produtores dessa franquia são capazes, acabei ficando um pouco decepcionada. 
              Nota 6 - não gostei. 
           

-------            

O que você acha da franquia 'Atividade Paranormal'? Comente! 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

3 comentários

Write comentários
6 de fevereiro de 2014 às 17:45 delete

Ah cara, eu adoro terror, então vi todos os filmes de Atividade paranormal, mas esse filme em especial, pra mim é de comédia. Acho que eu mais ri o filme todo do que tive algum medo. Os diretores só continuam a fazer essa série pelo dinheiro que ganham, porque podia ter acabado no terceiro mesmo. Até a história acaba ficando meio confusa com tanto vai e vem.

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/ (ex Hangover at 16)

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de abril de 2014 às 20:53 delete

A franquia é boa, mas tem certas deficiências, esse estilo de filme está ficando muito batido, porque já temos muitos filmes assim como Bruxa de Blair, Chernobyl, Projeto Dinossauro, confesso que o primeiro filme me deu medo, pois achávamos que era real, mas acho que o diretor Oren Peli foi longe de mais com essa série, msm não sendo mais o diretor dos filmes, ele deveria contar a história na ordem correta, ou fazer como George Lucas, contar o fim primeiro e depois o começo, numa ordem correta, o que adianta contar um pouco da história, parar, encher de spin-offs, e depois continuar? essa sequencia confunde a cabeça de muitos, todos nós queremos saber o que aconteceu com Waith (Hunter) e com Keith, ele mostra a irmã de Hunter nesse filme e mais nada, achei que Jesse ou Oscar pudessem ser Hunter mas não se encaixa, pois o filme é em 2012, e Waith sumiu nesse msm ano, eu só não entendo o que essa família de mexicanos tem a ver com a história original.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de dezembro de 2014 às 15:40 delete

Esse filme e horrível
Primeiro, você acha q é um filme de terror e descobre q é de comédia.
Segundo, que diabos são esses mexicanos ?
Terceiro, cade aquele ar aterrorizante dos outros filmes.

Por fim eu lanço a pergunta : Qual o motivo de Marcados pelo mal na trama principal.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!