5 “mimimi”s sem sentido de fanbases literárias (e minha resposta a eles)

sexta-feira, junho 07, 2013 5 Comments A+ a-

Dedico esse post para todas as Fanbases, com todo meu amor. Ou não.


            De uns tempos para cá (principalmente depois que permiti as postagens anônimas) comecei a receber algumas mensagens meio bizarras de “”FÃS”” de livros ou filmes dos quais eu não gostei tanto (ou quase nada).
            Chamo esses “”FÃS”” de tali-fãs, por que são iguais aqueles fanáticos extremistas do oriente médio ao defenderem suas obras favoritas. Pensando nisso, elaborei algumas respostas para as reclamações mais comum desses tali-fãs (vou me referir a eles dessa forma no restante do post) e compartilho com vocês abaixo.

             Vamos lá?

1) Ser um best-seller não faz do livro algo bom

"Olha, só sobrou um livro na prateleira! Isso quer dizer que é uma ótima história!"

            Mimimi da talifãs: “Ele vendeu X milhões de cópias e você não gosta?”

            Resposta: Não, não gosto. Se vendas fossem sinônimo de qualidade um livro de Hitler não estaria entre um dos mais vendidos (e procurados) da história mundial.


2) Eu não preciso ter escrito nada para ter senso estético – e achar o seu livro favorito uma droga

Todo mundo é um crítico.

            Mimimi dos talifãs: “Você fala isso mas eu quero ver você escrever um livro que venda tanto quanto esse” ou “Por que não escreve melhor ao invés de estar criticando?”

            Resposta: Não basta que eu escreva melhor que o autor, eu ainda teria que ter uma tiragem fantástica e fazer um puta sucesso no mercado literário? Seria o mesmo que dizer a um cidadão que ele não pode criticar a atuação de um politico em Brasília por que ele nunca foi eleito por milhares de votos.

Mas, claro, são situações diferentes e um livro é algo muito mais subjetivo de ser criticado. O que nos leva a próxima posição...


3) Nem todo mundo gosta do que você gosta



            Mimimi dos talifãs: Todos listados nas colocações anteriores

            Resposta: Não sou critica literária, apenas dou minha opiniões sobre os livros em um blog. Se eu critiquei o seu livro favorito é por que eu (particularmente) não gostei dele. A fanbase pode ser imensa, o livro pode ter vendido milhões mas eu não gosteie e, com argumentos pouco ou muito consistentes, explico o por que disso nas minhas resenhas.


4) Ofensas pessoais não vão mudar minha opinião (nem argumentos fracos)


            Mimimi dos talifãs: “Você nunca amou!” (um beijo para os fãs de 50 tons que me mandaram pérolas como essa) ou “Você é uma ignorante” etc.

            Resposta: Você está criticando uma pessoa que você nunca viu na vida por causa de uma obra de ficção. Apenas pense sobre isso e, na dúvida, leia a posição anterior novamente.
           

5) Eu não preciso saber tanto quanto você para gostar do livro
Até Tu, Mafalda?

            Mimimi dos talifãs: “POSER!”

            Resposta: Se eu gosto de um livro, das narrativas ou dos personagens eu simplesmente gosto e não preciso provar nada pra ninguém. Nem mesmo pra você, oh fanático pelo livro em questão. Acostume-se com isso ou continue fazendo suas birrinhas, eu realmente não me importo.

 ****************************************************


Links originais das imagens: AquiAquiAquiAquiAqui

Na parte dos ‘mimimi’s tentei generalizar o máximo possível, razão pela qual não coloquei nenhum print por aqui. (A propósito: Alguém já reparou que os “tali-fãs” tem uma péssima gramática? Pelo menos é o que demonstram nos comentários) .


Você já sofreu com um talifã na internet ou na vida real? O que acha desses fãs mais extremistas? Comente!  

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

5 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
7 de junho de 2013 às 14:58 delete

Já aconteceu de um fã chegar no meu blog e praticamente me chamar de burra porque não gostei de "On The Road". Gosto é pessoal. Não sou obrigada a gostar de nada.
Adorei o post.

Reply
avatar
7 de junho de 2013 às 15:55 delete

Morta com esse post HAHAHAHA
Cara, lá no Obsession tem dessas às vezes...
As mais 'polêmicas' foram um livro do Augusto Cury que uma ex ajudante postou e Fingindo ter 19 Anos, da Alyson Noel.
Esse da Alyson minha prima negativou por vários motivos. E nisso veio alguém dizer que ela era burra por não ter entendido a história.. eu confesso que ri. É a única coisa a se fazer, porque né imagina se estressar por todos os anônimos?

Parabéns pelo post, bem criativo

Reply
avatar
Cris Aragão
AUTHOR
7 de junho de 2013 às 16:43 delete

Eu não sou blogueira, então não tenho esse tipo de experiência no meu currículo, mas como frequento vários blogs e leio muitas resenhas sei muito bem que opiniões variam e mesmo para obter boas dicas de leitura você não deve confiar em todo mundo; quem ama/odeia tudo não é, na minha opinião, uma boa referência. Eu sei que algumas blogueiras têm mais ou menos o mesmo gosto que eu, por isso quando não conheço um livro procuro ver se elas já o resenharam e o que acharam do livro.
Acho covardia detonar a opinião de alguém anonimamente e nunca faria isso, se leio uma opinião que considero sem noção prefiro nem comentar e sei que certo tipo de comentário não merece atenção, muito menos resposta. Também acho um absurdo alguns blogueiros que nos cpmentários de uma resenha, escrevem algo do tipo "amei seu blog, te sigo, me segue também?" há outros meio de contato e isso é super deselegante.

Reply
avatar
Danni Barbosa
AUTHOR
7 de junho de 2013 às 22:14 delete

Adorei o post e o blog tbm. Primeira vez por aqui. Me repassaram este post e é exatamente como você diz. Esses talifãs que tem MEDO de expor suas opiniões e ainda ficam criticando os outros. Medo sim, até porque a maioria se esconde através de um comentário anônimo. Se acha isso ou aquilo, fale por si mesmo. Levante os pontos pelo qual vc concorda ou discorda.
Blogueiros não são críticos. Ao menos não nós, que não somos 'profissionais' na área. Mas expomos abertamente nossas opiniões por aí.
Então beijos para os meus talifãs. hahaha

Danni
Garotas e Livros

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17 de junho de 2013 às 20:18 delete

Odeio 50 tons de Cinza, e os demais livros citados pelos comentaristas anteriores. Hhahahaha Geralmente quem ler o tal do 50 tons, nunca se deu a experi"encia de ler coisa melhor.

Barbara Julia

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!