[LISTA] Como reconhecer um personagem babaca.

quinta-feira, setembro 06, 2012 1 Comments A+ a-



Fiz essa lista por que, em várias resenhas, cito o termo “personagem babaca” ou “esse personagem agiu de maneira babaca”.
Vícios de linguagem a parte, comecei a pensar no que fazia um personagem ser considerado babaca. Descobri 7 Sintomas que conto abaixo.

* Maniqueísta.
Ele é muito bom ou muito mau. Embora os mocinhos a toda prova sejam os mais irritantes os que são simplesmente maus, sem motivo algum (ou com motivos idiotas) normalmente já estão com um pé na babaquice.

Sem senso de humor.
O personagem não ri de si mesmo, nem das piadas dos outros, nem de nada. Ok, ninguém é obrigada a sair gargalhando de tudo, mas um vilão com humor sarcástico ou um mocinho que sai um pouco da armadura brilhante para rir de seus defeitos já ganha alguns pontos comigo.

Age sem pensar/ Toma sempre a pior atitude possível.
Eles sempre agem sem pensar. É a mocinha que foge do mocinho por que ouviu uma conversa, é o mocinho que acha que a mocinha está morta e resolve se matar... Se juntassem todas essas atitudes numa história só, seria a pior do mundo. Porque ninguém pensa nos livros/filmes?

É egocêntrico/Fala muito de si mesmo.
Seus traumas, suas dores, nada é mais importante para o mocinho/vilão babaca. Só eles é que nunca se recuperam do seu passado, só eles têm a solução para o principal problema da humanidade – ou são a chave para a destruição desse. Isso é babaquice demais, dá vontade de pular as cenas de auto-comiseração e auto-afirmação sempre que aparecem.

Pouca complexidade psicológica.
Se o personagem é mais raso que uma piscina infantil (ou que essa metáfora) prepare-se para o que está por vir. Não precisa ser extremamente complexo, mas, é o que citei no maniqueísmo, precisamos saber o porquê das atitudes de tal pessoa e às vezes os autores só colocam uma história triste por trás de tudo e acham que justifica. Não justifica.

* Tem namorada/mordomo/amante/confidente que lhe serve de orelha (e que provavelmente vai salvar).
Por trás de todos os personagens babacas existe outro completamente sem personalidade, que só está lá para ouvir toda a babaquice e egocentrismo do principal. Se o babaca for um herói provavelmente vai ter que salvar esse ser. Se for um vilão vai acabar morrendo (o que gerará uma vingança idiota e sem sentido).


Se o personagem tiver pelo menos 3 dessas características então há uma grande chance dele ser um babaca. Mas isso não é nada.


A cereja do bolo: Está numa história completamente clichê.
Como se não bastasse tudo isso ai em cima, a história é completamente vazia de sentido e propósito e completamente cheia de furos. Você pode aturar uma história assim se ela tiver personagens muito bons e interessantes mas quando há personagens babacas na área é melhor ler outra coisa. 








Você se lembra de algum personagem babaca? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

1 comentários:

Write comentários
17 de setembro de 2012 às 02:18 delete

Hahahaha adorei o post! Super concordo com você!É muito fácil encontrar personagens assim,principalmente em livros young adult. Por isso que quando leio um que tenha bons personagens fico muito feliz, porque adoro o gênero. hehehhee.
Todos os personagens de Crepúsculo se enquadram aí. ;)
Gostei muito do blog, não conhecia.

Beijos,
Lú.

www.umblogviajante.com

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!