“O beijo das sombras” - Richelle Mead (Academia de Vampiros #001)

segunda-feira, setembro 19, 2011 7 Comments A+ a-


                Lissa é uma vampira Moroi, pertencente a realeza, embora não se sinta muito a vontade nesse circulo. Na verdade sua melhor amiga é uma Dampira, uma meio vampira, meio humana chamada Rose. Rose e Lissa possuem um laço muito especial: Rose consegue “captar” os sentimentos de Lissa, conseguindo até “entrar” na mente da amiga de vez em quando.
                Esse ‘dom’ de Rose começou há dois anos, mais ou menos quando elas fugiram da escola em que moravam desde pequenas, a St. Vladimir. Dois anos se passaram e elas ainda estão foragidas, tentando passar despercebidas tanto dos outros Moroi quantos dos Strigoi, que são vampiros ‘ do mal’ pois sucumbiram à necessidade de sangue.

                Explicando: Os ‘Moroi’ são os vampiros ‘do bem’, pois não matam ninguém para se alimentar. Eles também tem poderes, que incluem domínio dos 4 elementos e não tem qualquer problema em freqüentar lugares sagrados. Quando um Moroi mata alguém de que se alimenta ele se torna um Strigoi, um ser cruel que tem que beber o sangue de outros Moroi. A pessoa também pode se tornar um Strigoi se sobreviver a um ataque de Strigoi.
                No meio dessa ‘muvuca’ ainda tem os Dampiros, que eu citei acima, que elegeram que sua principal missão na vida seria defender os Moroi. Por que? Simplesmente por que Dampiros são inférteis, a não ser que ‘acasalem’ com um Moroi. Ou seja, defendendo os Moroi dos Strigoi eles estão defendendo a própria espécie.

                Dá para entender por que Lissa e Rose fugiram dessa situação toda, por que até eu ficaria louca com esse herarquia toda. Mas, um belo dia, elas são capturadas pelos guardiões (Dampiros que, depois de formados, protegem os Moroi) e retornam a Sr. Vladimir. Rose já se considera guardiã de Lissa mas ainda tem que se formar se quiser assumir o posto oficialmente, é por isso que Rose começa a ter aulas-extras com Dimitri, um guardião experiente, para que consiga acompanhar seus outros colegas de sala depois de ter ficado 2 anos sem treinamento.
                No meio de tudo isso ainda começam a acontecer acidentes muito estranhos envolvendo Lissa. Rose tem certeza de que a amiga está em perigo, como há dois anos atrás. Mas quem será que está por trás disso tudo?

                Vampire Academy é uma série que eu já conhecia mas que nunca tive muita vontade de ler, até que vi as resenhas da Julia G, o que foi na mesma época em que os 3 primeiros livros começaram a ser vendidos por 29,90 no Submarino. Ou seja, comprei sem nem ler a sinopse direito.
                Passou um tempão e agora finalmente li o primeiro. Eu esperava uma história bobinha, e qual não foi a minha surpresa ao encontrar todo esse ‘Universo’ que a Richelle Mead criou! Os vampiros lembram os das lendas antigas mas, ainda assim, ela conseguiu ser criativa e dar sua própria versão para esses seres, sem jogar o que se entendia antes do lixo (viu como se faz Meyer?).  Esse para mim é o principal ponto positivo da série, poderia passar a resenha inteira falando sobre isso.

                Outra coisa que também me impressionou foi a riqueza dos personagens dessa série. Rose com seu temperamento impulsivo, super-protetor e inconseqüente já está na minha lista de personagens memoráveis, mesmo eu sentindo raiva dela em alguns momentos da história. É Rose quem narra a história, mas também podemos ‘sentir’ as coisas por Lissa que, apesar de a primeira vista parecer uma heroína bobinha, também tem um lado sombrio e interessante. Isso sem contar o bonitão do Dimitri e badboy Christian que são personagens masculinos a altura, cada um apaixonante a sua maneira.

                O mistério do livro é meio fácil de se desvendar mas nem isso atrapalha, pois não dá vontade de parar de ler. Infelizmente essa série não ‘pegou’ aqui no Brasil mas eu recomendo para todos aqueles que não se cansaram do gênero vampiresco. Academia de Vampiros pode até ser chamado de livro Teen mas Rose está longe de ser “uma garota boazinha” e eu acho esse um outro ponto fortíssimo.

                Pretendo ler em breve o segundo livro e torço muito para Rose e Dimitri. Nota 9muito bom


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

7 comentários

Write comentários
j
AUTHOR
19 de setembro de 2011 às 15:54 delete

Ai que chique, fui citada! :D Acho que estou ficando até enjoada de tanto dizer que amo essa série, e na minha opinião, os livros só vão ficando melhores conforme o andamento da série.
Para mim essa mistura de clássico com uma nova roupagem foi o que mais me agradou também, como já comentei contigo outra vez. E a Rose não ser uma mocinha clássica ajuda muito também!

Beijos

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 15:55 delete

Parabéns pela resenha! Muito em breve pretendo ler Academia de Vampiros. Beijos!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de setembro de 2011 às 18:27 delete

Eu me tornei maluca por Vampire Academy (paguei minha língua, achei que não surtaria hahaha). Talvez seje bobagem comparar livros, porque cada um no seu quadrado, né? Mas acho que é inevitável já que VA e Crepúsculo tem o elemento vampiresco... Twilight é legal e gosto da saga, mas peraí, VA arrebenta!
VA é melhor que Twilight!
É uma pena que não tenha "pegado" no Brasil...
Comprei Promessa de Sangue! Esta semana chega... Estou muito ansiosa!
Não vejo a hora de ler suas resenhas das sequências.

Reply
avatar
19 de setembro de 2011 às 18:53 delete

AIN, EU AMO ESSA SÉRIE <3
Olha se você deu 9 para o primeiro volume ESPERA PRA LER OS PRÓXIMOS! você não vai se arrepender... a estória vai crescendo, criando corpo e deixando de ser aquele bê-a-bá colegial... há intrigas políticas e muito, mas muito sangue!!!
to parecendo meio louca, mas é que defendo VA com unhas e dentes! e meu propósito na terra é fazer com que todas as pessoas leiam essa série maravilhosa *-*
Beijos

Reply
avatar
20 de setembro de 2011 às 15:59 delete

Adorei, esperava um pouquinho mais do primeiro da série, mas o segundo é ainda melhor e estou esperando looooucamente poder ler o terceiro! :D
Beijos,K.
Girl Spoiled

Reply
avatar
Rose Hathaway-fb
AUTHOR
13 de novembro de 2011 às 16:16 delete

Olá a todos, alguém gostaria de ser uma personagem da academia de vampiros no facebook?? :D siim?
peçam para aderir a estes grupos: http://www.facebook.com/groups/161349717293275/?ref=ts
e:
http://www.facebook.com/groups/299370270088383/

obrigada a todos, já agora as personagens que estão ocupadas são: a Rose, a Lissa, o Dimitri,o Christian, a Rainha Tatiana,a Mia, a Sydney, o Adrian, a Jill, a Natalie, a Viktoria e a Olena!! de resto ainda está tudo disponivel xD por isso já sabem, por favor se quiserem digam-me :D

Reply
avatar
1 de junho de 2013 às 17:45 delete

Tenho "visto" tanta gente surtando no Twitter sobre essa série que quero surtar também!! Mas vou ter que comprar todos de uma vez, não tenho paciência pra ficar comprando de picado, e dinheiro pra tudo eu não tenho, legal, né:/
Adorei a resenha, com certeza quando eu ler vou entender a hierarquia logo :)
Bjus

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!