Resenha de “Anna e o beijo Francês” - Stephanie Perkins

segunda-feira, julho 04, 2011 29 Comments A+ a-



“Estava satisfeita só em te ter como amigo
Mas o que será que aconteceu comigo? Onde foi que eu errei?
Às vezes me pergunto se eu não entendi errado
Grande amizade com estar apaixonado,
Se for só isso logo vai passar...”  *





Acho que fui uma das primeiras pessoas a receber esse livro. Sério, se você segue o blog no twitter viu a foto que eu postei a mais ou menos uns 40 dias atrás, falando que tinha acabado de recebê-lo.  Quando li a sinopse de  Anna e o beijo francês  fiquei morrendo de vontade de ler mas havia outros livros “na fila” e eu não podia passar esse na frente.
Por que estou contando isso pra vocês? Por que o tempo foi passando, eu fui deixando pra depois e, por mais que a maioria dos blogs fizesse resenhas positivas sobre ele, acabei desenvolvendo uma antipatia por esse livro, antes mesmo de ler.


Então comecei a leitura. O livro conta a história de Anna, uma jovem americana e estudante do ensino médio que acaba sendo mandada para estudar em Paris: Seu pai, um escritor especializado em histórias com finais infelizes (Nicholas Sparks?) achou que uma educação parisiense iria ser bom para ela, mesmo que Anna não concordasse com isso.
Chegando à escola, logo no primeiro dia, ela esbarra (literalmente) em um garoto lindo, a ponto de ficar sem palavras quando olha pra ele. O jovem se apresenta como Etienne, mas Anna percebe que todo mundo o chama de St. Clair.
            A partir daí a história segue, num ritmo próprio, em direção ao momento em que eles ficariam juntos. Há alguns obstáculos: St. Clair tem namorada, Anna tem um ‘rolo’ nos Estados Unidos, Meredith (de quem ambos são amigos) também está apaixonada por St. Clair... E outra série de coisas que “empacam” o relacionamento do casal.

“Mas pouca coisa aconteceu e foi dita,Qualquer mínimo detalhe era pista...”

            Além do mais, Anna sequer sabe se é correspondida! Por isso, em um primeiro momento, ambos agem apenas como amigos e é assim até quase a metade do livro. Lá pela página 150 o relacionamento se desenvolve um pouco, mas na página 200, mais ou menos, as coisas voltam a ficar “estranhas” entre eles.
Algo acontece para que as coisas voltem a ficar estranhas, é claro. Não vou contar pra vocês o que é, mas preciso dizer que foi uma das melhores cenas do livro, em minha opinião.

“... Engulo a seco o ciúme quando outra apaixonada quer tirar de mim sua atenção...”

            Como deu para perceber nos dois parágrafos no inicio, comecei o livro com expectativa zero. Aliás, abaixo de zero. E os três primeiros capítulos só serviram para confirmar meus piores presságios: Por que são muito, mas muito chatos.
            Mas ai a história foi ficando interessante e os personagens não eram nada daquilo do que eu imaginava no começo. Por exemplo, St. Clair: Na primeira descrição de Anna, o cara parece perfeito! Como se todas as meninas gostasse deles por que ele é maravilhoso, sei lá. Mas depois, mesmo que ela continue achando ele perfeito, dá para perceber que St. Clair é apenas um garoto (baixinho haha) gente boa, meio nerd e tão legal, que acaba ficando charmoso. Pelo menos foi assim que eu o vi.

“Coração apaixonado é bobo: Sorriso seu ele derrete todo...”

            No final, “Anna e o beijo francês acabou me surpreendendo positivamente. É uma história de amor simples, despretensiosa e repleta de clichês e, por isso mesmo, me agradou tanto. A autora não quis fazer uma série ou inovar em alguma coisa, só contou a história de uma jovem que, em Paris, se apaixonou pelo seu melhor amigo. E, por ser uma história adolescente, ela também ‘cresce’, ao mesmo tempo em que se apaixona.

            Poderia acontecer em qualquer lugar do mundo, mas, como acontece numa cidade diferente da do nascimento da protagonista, acabamos também percebendo algumas diferenças culturais bem interessantes, não só entre os personagens, mas também entre os Estados Unidos e Paris – e entre ambos os países e nossa própria cultura.

            Se o leitor tiver essas duas coisas em mente, de que se trata de uma história de amor adolescente e que não tem muita inovação, e mesmo assim quiser comprar o livro tenho certeza de que não vai se arrepender.

Por mais que tenha seus pontos negativos, como o fato de o conflito se arrastar um pouquinho mais do que o necessário, “Anna e o beijo Francês” é o tipo de história que vai te fazer suspirar no final. Nota 8 – um bom livro – e eu recomendo.

O que acharam do livro? Já leram? Leriam? Comentem! 

* Esses trechos durante a resenha são de uma música chamada "Pensando em você" que a maioria deve conhecer na voz da Cláudia Leite (!). Lembrei dessa música pois e letra fala de amigos que se apaixonam e o mesmo ocorre no livro. Pra quem quiser ouvir, recomendo fazê-lo na voz da banda Pimentas do Reino, que é bem melhor e também é a versão original. Clique Aqui para ouvir. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

29 comentários

Write comentários
Raphaela
AUTHOR
4 de julho de 2011 às 14:42 delete

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!

ANNA FOI O MELHOR LIVRO QUE EU LI ATÉ AGORA!! (entrou pro meu TOP 5 Melhores Livros Lidos!!) Eu ja falei qeu adoro as suas resenhas né? Maravilhosa. Sim, eu gosto muito de livros assim, sao entupidos de chicles, mas eu gosto quandoa autora consegue colocar aquele quê a mais. Eu adorei o St. Clair. AMEI que eu posso escolher se eu quero ele asmeicano, inglês ou frances!! (OMG!!) adoro os dialoogos deles dois, as implicancias e todas as confusões. e ele alem de ser baixinho, tem medo de altura!!! Enfim, me diverti muito!!


Beijokas:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Reply
avatar
4 de julho de 2011 às 14:43 delete

Olá, Miss!
Adorei a sua resenha!
Estou super ansiosa para conferir de perto este super lançamento e amei o kit que a Novo Conceito preparou especialmente para ele.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de julho de 2011 às 14:45 delete

Oi Miss Carbono!
Adorei este livro e fiquei feliz em saber que não tem sequência!
Antipatia pelo livro antes mesmo de ler? Xiii, já reparei que muita gente diz isso depois de ver os surtos de leitores no twitter e no skoob... A internet trás informação demais e ás vezes isso atrapalha, estou aprendendo a dosar a quantidade informações. Não leio múltiplas resenhas de um mesmo livro, não crio expectativas e como estou por fora das redes sociais, não pego carona no entusiasmo alheio, porque isso é receita pra quebrar a cara.
Como sempre,ótima resenha!

Reply
avatar
j
AUTHOR
4 de julho de 2011 às 14:57 delete

Poxa, tinha comentado e travou tudo :(
Ainda não li o livro, estou esperando em um Viajante que participo. Pelas resenhas que leio, percebo que ele provoca reações bem adversas.
A sua me deixou mais animada para ler ;)

beijinhos
Conjunto da Obra

Reply
avatar
4 de julho de 2011 às 17:27 delete

Ainda não li, estou sem $$$$ pra comprar!!!! Mas fiquei curiosa!!! Adorei a resenha , é a primeira que leio sobre esse livro!!! Vou ficar de olho!!!! Bjos. Fabi!!

Reply
avatar
4 de julho de 2011 às 18:53 delete

Ah, estou com esse livro aqui para ler. Mas, assim como você disse, eu já li tantas resenhas sobre ele, que já acho que vai ser uma leitura insuportável. De qualquer jeito, estarei lendo em breve. Espero que eu goste.
Parabéns pela resenha, ficou ótima =)

Reply
avatar
4 de julho de 2011 às 19:32 delete

Oiiii
Ainda não li esse livro e estou evitando ler muitas resenhas sobre ele, a sua foi a segunda e contrária a que eu li, então vou ficar apenas com essas haha
Gosto de clichês, então talvez eu goste bastante dele. (: Quando eu ler, volto aqui para te dizer.

Beijos
Look Inside xx

Reply
avatar
4 de julho de 2011 às 22:30 delete

Só para começar, a capa desse livro é linda
E tenho muita vontade de ler
Pois todos falam muito bem e adoro romances
Beijos

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de julho de 2011 às 00:04 delete

Também recebi os kits da Novo Conceito e estou muito ansiosa para ler, deve ser minha próxima leitura. Mas felizmente ainda não peguei implicância com ele hahaha

Adorei a resenha, não sabia que ele era baixinho! rs

Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com

Reply
avatar
5 de julho de 2011 às 09:10 delete

Muitas pessoas estavam falando bem do livro, pensei que você ia gostar também...
Eu ainda não li, tô meio ansioso!

Reply
avatar
5 de julho de 2011 às 10:35 delete

Eu amei a resenha! Mas acho que talvez o livro não seja muito estilo, então, não me agradando :/ Mas quem sabe um dia eu arrisco Parabéns pela resenha

beijos, xx World of Carol Espilotro
http://carolespilotro.blogspot.com

Reply
avatar
Lu
AUTHOR
5 de julho de 2011 às 11:25 delete

ei Miss,

que bom que você gostou do livro, eu amei ANNA E O BEIJO FRANCÊS e fui uma que começou o livro cheia de expectativas e ainda bem que não me decepcionei, rsrs.
Adorei a escrita da autora e principalmente dela não ter feito St. Clair perfeito, rsrsrs.

O cenário escolhido foi lindo, viver uma linda história de amor em Paris não tem preço, kkk.

beijos.

Reply
avatar
5 de julho de 2011 às 12:59 delete

Eu tbm estou louca pelo livro!
^^ Vou pedir ele, logo logo -*.* Super cute!
bjs

Reply
avatar
Marcela G.
AUTHOR
5 de julho de 2011 às 14:57 delete

Eu tb fiquei com um pouco de antipatia por esse livro, mas meu caso foi o contrário do seu: a sinopse e a capa não me atraíram, mas, com todo mundo fazendo resenhas positivas, comecei a ficar curiosa xD
Agora quero muito ler, adorei sua descrição do St. Clair, gosto dos personagens mais humanos e menos perfeitos \o/
Ótima resenha!

E respondendo seu comentário: tb não compararia "Garota Infernal" com "Carrie", só usei como exemplo mesmo essa coisa da "garota que vira monstro", mas acho q as semelhanças param por aí (mas eu li um seguido do outro, então, acho q foi por isso q ficou na cabeça xD). Tb ri bastante com "Garota Infernal", é divertido mesmo xD E valeu por comentar! :D
Beijos
Beijos

Reply
avatar
Thaís Varine
AUTHOR
5 de julho de 2011 às 15:03 delete

Eu desde o primeiro momento fiquei com vontade de ler e esse é o meu medo. Expectativas lá no alto nem sempre são correspondidas. Geralmente por minha culpa mesmo. Eu tenho que colocar na cabeça que não devo esperar demais. Por isso que quando eu for ler vou colocar na cabeça que devo julgar o livro com calma hehehehe
Mas acho que vou gostar sim. ;D

Beijos

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5 de julho de 2011 às 18:28 delete

Ahhh!

Juro eu me pergunto como desenvolver antipatia por um livro tão bom!
asuhaushauh

Eu amei mesmO!
Não teve como. Me apaixonei e pronto!

ashuahsa

Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo

Reply
avatar
Tiffannyk
AUTHOR
5 de julho de 2011 às 19:33 delete

Não queria ler, mas agora quero! Sério fiquei muito curiosa sobre o que acontece pros dois ficarem na água morna. ksoapaksoa
Eu prefiro livros de romance assim, que não tentem inovar de um jeito que acaba deixando a história muito muito muito mais idiota.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de julho de 2011 às 19:39 delete

Esse é o tipo de livro que gosto.
Parece um pouco com aqueles filmes americanos que a gente vê, mas faz o tipo de leitura que eu gosto. Além do mais, se passa em Paris, uma cidade que não é a dela. Fico pensando nas coisas que ela faz pra se adaptar nesse novo estilo de vida.
E tem romance! o/

Sim, eu quero muito assistir a versão americana do filme. Vi o trailer e achei eletrizante! E, apesar de não ter imaginado Craig como Mickaeal, quero ver o desempenho dele em cena.

Bjs :)

Reply
avatar
Nataly
AUTHOR
6 de julho de 2011 às 09:29 delete

Ainda não li esse, mas quero muito! Só preciso de dinheiro para comprar! haha

Nataly Nunes
@natalynunes
http://critiquinha.com.br/

Reply
avatar
6 de julho de 2011 às 15:30 delete

Ah... eu adoro esse livro! Adoro romances atuais!
A resenha ficou show!
Jurava que essa música fosse da Claudia Leitte :O Vou ouvir a banda Pimentas do Reino agora! O Post ficou super completo =D

Parabéns pela sinceridade.

Bjs Melissa
Espaço Editorial

Reply
avatar
Teorias de Gi
AUTHOR
8 de julho de 2011 às 23:18 delete

Não gostei da resenha acredito que não leria, sou mais voltada para seres fantasticos que amores "normais" prefiro amores "imortais"...rsrsrs mas foi uma boa previa do livro...

Reply
avatar
Lara E.
AUTHOR
8 de outubro de 2011 às 16:08 delete

Minha amiga comprou esse livro e todo dia manda eu ler... rs
Amei a sinopse e a resenha!
Qualquer dia desses eu vou ler :D
beijos.

Reply
avatar
8 de outubro de 2011 às 18:48 delete

Faz tempo que quero ler esse livro, vejo muita gente comentando, comentários positivos e também negativos, mas...
Adorei a resenha, e como você disse que é o tipo de história que te faz suspirar no final... Fiquei mais animada ainda com o livro!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de outubro de 2011 às 12:16 delete

Nossa que resenha ótima! Adorei o jeito que você opina sobre os livros, bem sincera! :)
Puxa, não sei porque mais to com uma enorme vontade de lê-lo, todas as resenhas que li, são positivas!
O livro, a capa é tudo lindo lindo *-*
Primeira vez que passo aqui eu acho, adorei o seu blog, seguindo com certeza! :)

beijo,
Aninha - Ofício dos Livros

Reply
avatar
Laís
AUTHOR
24 de outubro de 2011 às 17:12 delete

Todo mundo fala desse liiivro! Estou doida para ler! QUASE comprei na Bienal, mas a falta de dinheiro (na verdade, já tinha comprando 5 livros naquele dia né) me impediu. =/

Beijos ;*

Reply
avatar
24 de outubro de 2011 às 19:08 delete

Gostei da resenha, mas discordo de você em alguns pontos. ;s
• Desde o princípio me interessei pela história;
• Achei super legal os primeiros capítulos (o que facilitou para uma leitura rápida).
Por outro lado, concordo que é uma história clichê, mas que por esse motivo é super fofa e realista.
Gostei do jeito da autora e da história em si.
Se quiser ler, eu postei resenha no meu blog: http://adangerousmethod.blogspot.com/2011/10/resenha-anna-e-o-beijo-frances.html
Achei bem legal seu jeito de resenhar. Parabéns.
E outra, AMEI a comparação com a música Pensando em você (PIMENTAS DO REINO) [não gosto dela na voz da Claudia Leitte];

Beijones,
Amanda Melanie
A Dangerous Method

Reply
avatar
29 de outubro de 2011 às 23:25 delete

ain eu quero ler esse livro demais da conta.. todo mundo ta falando super bem dele.. e historia de amor entre ela e o melhor amigo.. afz ser tão eu kkkkkkkk
tirando o fato de q tudo se passa em Paris.. amoo Paris \o/
enfim, sua resenha ta linda demais e a comparação com a música do pimentas do reino foi tudo.. amo essa música .. ja ouviu Don juan? é linda tbm sz

xerus

Reply
avatar
1 de novembro de 2011 às 21:48 delete

Romance em Paris é tudoo, né? ;) Quando li que esse livro era um romance na cidade luz, já despertou a vontade de ler. E vou contar um segredo: eu já estive lá \o/\o/

beijo e ótimo feriado!

Reply
avatar
3 de novembro de 2011 às 18:39 delete

Já estou paquerando esse livro á um bom tempo! Sempre vejo ele nos blogs, e to louquinha pra leer!!! Romance em Paris é a melhor coisaaa, sou apaixonadaa por livros assim *-* Ameei a resenha!

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!