Romance e Novela

quinta-feira, novembro 25, 2010 0 Comments A+ a-


O romance e a novela são ambos gêneros literários, juntamente com o conto. Em comum, tem o fato de serem escritos em prosa.
As diferenças entre romance e novela não são muito claras, é comum ainda que literários debatam esse assunto. Ficou convencionado acreditar que a novela tem menos páginas que o romance e mais que o conto (algo entre 40 a 100 páginas). Isso não quer dizer que não existam novelas maiores. Como ditto, é uma conveção.
A verdadeira análise, para se dizer se é romance ou novela, deve ser a observação das características de tal narrativa.  Na novela há poucos temas e a narrativa é normalmente centrada num ou dois personagens, que tem maior destaque. A novela não precisa necessáriamente ter um fim, uma vez que é centrada no personagem, pode continar indefinidamente.  Esse é o caso, por exemplo, dos romances de banca, dos antigos folhetins. O foco não é bem a história e sim os casais. Um personagem ou outro que aparecer, cumpre uma determinada função na história, normalmente relacionada ao (s) personagem (s).
O romance ja é mais complexo. Há uma quantidade muito maior de personagens e, normalmente, várias tramas paralelas ocorrendo. Aqui, o foco não são os personagens e sim a história em si. Enquanto a novela pode ser continua o romance tem seu começo e meio e fim, podendo ser contado em um ou até mais livros. Mas uma vez terminado, está terminado. Uma vez contada a história não há possibilidades de continuação.
Ironicamente, um exemplo de romance são as telenovelas, com seus muitos personagens e enredos. Porque não se chama telerromance então, você deve estar se perguntando. Sinceramente não sei. Coisas da lingua portuguesa eu acho.

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!