(Sobre o livros as Cronicas de Narnia) Para leitores de literatura Fantastica

quarta-feira, janeiro 28, 2009 0 Comments A+ a-



 "A cada leitor o seu livro, para cada livro o seu leitor"Ranganathan
 "Seria ótimo se nenhum menino (a), deitado (a) em sua cama, ao ouvir ou imaginar que ouviu um ruido, jamais sentisse medo. Mas, se o medo é inevitavel, é melhor que a criança pense em gigantes e dragões do que em meros ladrões. E acho que São Jorge, ou qualquer outro paladino armado, é um consolo bem maior do que a idéia da policia." C.S.LEWIS

   No começo, minha ideia era escrever um post sobre o livro (ou livros) As Crônicas de Nárnia, que eu terminei de ler recentemente. Minha intenção era recomendar esse livro a TODAS as pessoas, pois, tenho certeza, todos poderiam gostar dele como eu também gostei.
Mas então me veio aquele frase de Ranganathan a cabeça: Para cada leitor o seu livro, para cada livro o seu leitor.
   Nenhum livro é unanimidade (nem mesmo a Bíblia), por isso seria tolo de minha parte pressupor que todos fossem gostar desse.
   Logo, o post é para os apreciadores de Literatura Fantástica (HP, O Senhor dos Anéis etc.). Essas pessoas que gostam dessa mitologia diferente, em que há dragões, feitiços e mágica. Tenho certeza de eu elas irão apreciar Nárnia. É uma leitura fabuloso, não só pela evidente imaginação de C.S.Lewis, mas também pelos “paralelos” sutilmente feitos com a Bíblia (talvez até não tão sutis assim). Aslam seria, para nós, o Cristo? O imperador de além mar, de quem o Grande Leão é filho, seria Deus? Eles são um só? Esses são apenas exemplos de indagações, na verdade todas as historias parecem ter algo em comum com os evangelhos. (Inclusive a criação do “demônio”, Tash, parece ter saído do apocalipse :P).
   Agora você leitor, meio cético, talvez de outra religião que não seja a cristã ou então alguém que, como eu NÃO gosta nada dessas coisas meio ‘Gospel’ deve estar pensando: Puxa, vou passar longe dessa porcaria. Não faça isso. Afinal isso é uma opinião pessoal, feita num blog. Talvez, assim que começar sua leitura, você não consiga traçar nenhum paralelo nesse sentido, já que em nenhum momento é dito “leia a bíblia” ou coisa parecida. São historias sobre a coragem, a bondade e fé. Me lembrei das Antigas Cruzadas, em muitos trechos, ou de peregrinações em busca de algum objetivo. É meio aquela coisa de o Senhor dos Anéis, só que sem a parte da destruição do Anel :P. Não é a toa que os dois autores (J.R.R.TOLKIEN E C.S.LEWIS) participavam da mesma “roda” de escritores.
   Mais uma coisa: A escrita é bem simples, sem palavras difíceis, muitas vezes lembrando e muito os contos de fadas (Contos da Carochinha hehe). Por isso, é um livro para todas as idades... Desde que o leitor tenha boa imaginação.

Topa?

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!