O que terá acontecido a Baby Jane? (1962) | Review

sexta-feira, agosto 17, 2018 0 Comments A+ a-


   Quando era criança, Jane Hudson era conhecida como Baby Jane e fazia apresentações por todo o país acompanhada de seu pai. Sua irmã mais velha Blanche apenas observava o sucesso estrondoso de Baby Jane e também seus ataques de estrelismo, quando fazia com que o pai realizasse todas as suas vontades. Anos depois o quadro se inverteria, Blanche seria uma atriz famosa enquanto Jane conseguiria se empregar apenas devido a bondade da irmã. 
    'O que terá acontecido a Baby Jane?' é um filme lançado em 1962 com Betty Davis e Joan Crawford nos papeis de Jane e Blanche. A relação tumultuosa das atrizes nos bastidores desse filme rendeu até uma série (Feud, de Ryan Murphy, que pretendo assistir assim que possível), indicando que a rivalidade entre as personagens irmãs no filme se resvalou de alguma forma no relacionamento das atrizes uma com a outra. Há até mesmo uma história sobre as agressões que Jane faz a irmã no filme terem sido feitas de verdade - ou seja, Betty Davis deu mesmo aquele tapa em Joan Crawford.


   Já na meia idade, Jane cuida de uma Blanche paralítica em uma casa da qual a irmã mais velha nunca sai. Nota-se que Jane é uma pessoa ressentida e que faz certo abuso do álcool. Enquanto Blanche reluta em internar a irmã e vender a casa, Jane vai ficando cada vez mais cruel e insana, fazendo com que a vida da própria Blanche passe a correr perigo. Porém, embora o comportamento de Jane só piore, Blanche sempre tenta dialogar com ela de forma muito gentil, o que só acentua a raiva de Jane.
   Não sou muito fã desse tipo de filme em que uma personagem pode cometer maldades o tempo inteiro sem nunca ser pega ou descoberta a não ser no final. Todos os personagens de ''O que terá acontecido a Baby Jane?' são incapazes de impedir que Jane se torne ainda mais abusiva, até mesmo Blanche. É difícil não sentir pena da irmã cadeirante e não torcer para que Jane se dê mal em algum momento dessa história. 
    No maior estilo thriller, porém, há uma reviravolta no final que faz com que muda um pouco o status de Blanche como vitima da história. Não que a revelação da personagem altere tudo o que Jane fez mas, ao menos, mostra que as duas irmãs são igualmente problemáticas e destrutivas. 
    Queria assistir esse filme faz um tempo, não tanto pela história mas para conferir a interpretação elogiadíssima de Betty Davis, que impressiona desde a voz até a linguagem corporal. A atuação de Joan Crawford é mais discreta, o que talvez tenha feito com que as premiações não tivesse prestado muita atenção nela à época. Mesmo assim, é emocionante ver ambas as atrizes nesse filme. 

   Sobre os coadjuvantes, o que talvez tenha tido maior destaque é Edwing Flagg, um homem obeso e desempregado que responde o anuncio de Jane para ser pianista. Eu ainda não entendi muito bem qual é a função de Edwing na trama mas o fato é que esse personagem é o único que tem um arco na trama, onde é mostrado o seu relacionamento conturbado que o pianista tem com a mãe, com quem vive e de quem depende financeiramente. A última conversa entre Edwing e sua mãe, que culmina em uma revelação sobre o passado da mulher, deve ter sido chocante em 1962 mas em 2018 essa cena sequer teria ido para a versão final, assim como o todo a subtrama desse personagem. 
   Mesmo sendo um filme em alguns aspectos datado, 'O que terá acontecido a Baby Jane?' merece ser assistido. A história te prende durante toda a duração e, mesmo com raiva do que estava acontecendo, fiquei bastante interessada na história e nos personagens. Tudo bem que a revelação de Blanche não me surpreendeu tanto no final mas, mesmo assim, aquela cena da praia me impressionou bastante. 
   Para você que gosta de assistir filmes antigos, fica a diga do interessante 'O que terá acontecido a Baby Jane?'. Nota 8 - um bom filme

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!