|RESENHA| Vida e Morte - Stephenie Meyer (Saga Crepúsculo #005)

sexta-feira, dezembro 11, 2015 0 Comments A+ a-


   E se os personagens de Crepúsculo  tivessem seus gêneros trocados? Se ao invés de Bella, uma humana, apaixonada por Edward, um vampiro, nós tivessemos o humano Beau apaixonado pela vampira Edythe? Stephenie Meyer diz no prólogo que isso não alteraria nada a história em nada e passa o livro todo tentando provar isso, chegando ao ponto de mudar o gênero de TODOS os personagens da história (tirando Charlie e Reneé).
 Assim que li sobre o lançamento dessa história fiquei louca para ler. Afinal (me julguem) Crepúsculo é uma saga muito importante para mim, realmente marcou o final da minha adolescência. Esperava algo diferente do livro principal, apenas com a mesma temática mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que o livro era exatamente igual ao original, com várias cenas e diálogos idênticos ao primeiro. 
   Embora ler essa versão de Crepúsculo tenha despertado minha adolescente interior (me senti com 16 anos de novo), logo essas similaridades passaram a me incomodar. A impressão que me deu foi que a autora se esforçou de mais para encaixar as cenas no primeiro livro nessa versão alternativa, tornando algumas partes bem forçadas. Talvez a história fosse mesmo a mesma em muito aspectos mas tentar passar até mesmo as expressões de Edward para Edythe foi demais, tornou difícil imaginar esses personagens como algo mais do que Bella e Edward com gêneros trocados. Eu sei que o tema é "Crepúsculo Reimaginado" mas, em muitos momentos, me pareceu "Crepúsculo exatamente o mesmo". 
   Se a autora não tivesse se prendido tanto a esse molde a história teria sido muito melhor: as poucas cenas em que ela se afasta de "Crepúsculo" mostram que Beau e Edythe tem várias diferenças do casal em que foram baseados e que são apaixonantes a sua própria maneira. Beau é muito mais divertido e uma personagem mais "gostável" que Bella, mas só vemos isso nas poucas cenas em que Stephenie não tenta nos socar TWILIGHT guela abaixo de novo. 
   Falando em personagens, os secundários não tiveram chance, ficaram esquisitos com gêneros trocados e ponto (talvez pelo pouco tempo para desenvolve-los). Archie e Jessamine, por exemplo, só serviram para me fazer sentir saudade do meu casal favorito da saga, Alice e Jasper. Para que trocar o gênero desses personagens se não teria chance de desenvolve-los melhor? Achei essa escollha da autora um pouco ambiciosa demais. 
   O final foi exatamente o que eu gostaria que o livro todo tivesse sido - diferente. Me deu vontade de ler mais sobre Beau e Edythe, esse mundo alternativo terminou criando ramificações interessantes que gostaria de acompanhar com mais detalhes. Mas acho difícil a autora escrever mais sobre isso, "Vida e Morte" tem toda a história única. Terminei o livro feliz e triste ao mesmo tempo: feliz por ter lido e triste pelo final de tudo (foi como terminar a Saga mais uma vez). 
  Resumindo, gostei muito do começo (Crepúsculo palavra por palavra), me enjooei no meio da história e amei o final, apesar desse ter algo de agridoce (espero que não considerem isso spoiler). O momento em que a autora toma vergonha na cara e resolve se distanciar de Crepúsculo - pirei com essa cena. 
   Minha nota é 7 - o livro é razoável, mas teria sido muito bom caso a autora tivesse se afastado de Crepúsculo antes e não somente nas 50 páginas finais. 


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!