Resenha de ‘Dias Contados – contos sobre o fim do mundo’

segunda-feira, abril 25, 2011 13 Comments A+ a-


“Mas acontece que tudo tem começo Se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês”
                                                      Fátima – Capital Inicial

            Lembrei dessa música enquanto lia esse livro. Afinal, fala sobre o fim do mundo. Como o mundo iria acabar? O livro nos mostra várias e várias versões do mundo.
            Pode ser a queda do céu, a ascensão de Lúcifer ou até mesmo o oxigênio que um dia simplesmente acabou. Os motivos são vários e as linguagens variadas. Por isso é difícil dizer minha opinião sobre o livro.

Capa do Livro
            Tenho meus contos favoritos, claro. “Eu ainda estou aqui” é quase um livro completo, deveria ter uma continuação já que a história é muito boa. Me lembrou uma história da série The Walking Dead, em que um cientista acaba escapando do vírus por se trancar dentro de um centro de pesquisas. A diferença é que nessa história, de César de Almeida, não há zumbis ou sobreviventes. Não sobra nada depois do vírus.
            Aí tem 7 minutos que é muito bem escrita e “O mistério da cartola” que é bem criativa (fiquei com pena do Cirilo =/)

            Considero que as melhores histórias foram deixadas para o final. “Na manhã seguinte” é de uma simplicidade incrível mas convincente, me lembrou aquelas histórias infantis. “Domínio” é curto demais mas bem criativo. Considerando que havia varias versões do fim do mundo, essa ainda conseguiu surpreender. “Asfixia” também é impressionante, acho que se o mundo acabar assim eu ficou louca antes.

            Mas, para mim, o que valeu a leitura do livro inteiro foi 3h00 de Hannah Liss-Baxter. A história é praticamente um filme de suspense, o final é surpreendente e assustador. Não vou dar spoiller mas recomendo essa história com todas as minhas forças.

            A minha segunda história favorita foi “Olhos de sangue”. Enquanto 3h00 parece um filme de suspense, essa história parece um filme de terror! Os diálogos são convincentes e macabros, o autor está de parabéns. Acho que, se essa história fosse um pouco mais trabalhada dava um livro também, daqueles bem impressionantes. O.A.Seccato usou um tema meio comum, mas sua escrita fez a história ficar muito atraente. Pelo menos pra mim, claro.
            Esse é o interessante de “Dias Contados” uma história que para mim foi ótima, para outra pessoa pode ser chatinha e vice-versa. Existe um vasto número de histórias, umas numa linguagem mais culta outras de maneira coloquial; acho que os Editores da Andross quiseram agradar todos os públicos. E, pelo resultado final conseguiram: Porque agradou até a mim, uma leitora não muito entusiasmada com histórias de apocalipse.


            O único problema é que essa irregularidade no estilo das histórias faz com que esse seja um livro muito genérico. Duvido que algum leitor considere esse seu livro favorito: Pode até ter histórias favoritas no livro mas não se apegaria muito ao volume como um todo. Esse é um dos problemas de uma coletânea.

            De qualquer maneira é um ótimo livro para dar de presente, principalmente quando você não tem muita noção de qual é o gosto literário da pessoa.

            Vou dar a nota para o livro como um todo mas sei que é injusto pois tem histórias nota 10 e outras nota 6. Mas tentei analisar do geral, o livro como uma coisa só; afinal os leitores não vão comprar apenas uma história ou outra, vão comprar o livro inteiro.

            Por isso minha nota é 7, o que significa que é um livro razoável. Recomendo a leitura se for um daqueles dias em que você está com muita vontade de ler mas não tem nada, apenas esse livro. Quem já passou por isso conhece a sensação. Nesse momento abra esse livro e divirta-se.


* Essa resenha foi publicada originalmente no blog Livros Em Pauta, em que sou resenhista. CLIQUE AQUI para acessar ao blog.

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

13 comentários

Write comentários
25 de abril de 2011 16:09 delete

=D Parabéns flor !
Passei pra deixar um bj, pq hj to só o caco!
bjs

Reply
avatar
Clícia Godoy
AUTHOR
25 de abril de 2011 17:34 delete

Ahhhh.

Nossa que capa freak!
Uiiii...(*medinho*)

Tenho medo de livros assim!
=)

Bjinhos
Psiu!
www.SilencioQueEuToLendo.com.br

Reply
avatar
26 de abril de 2011 09:14 delete

amo historias de apocalipse.
muito lindo amiga!!
te adoro viu!!!!
beijos
www.amorimortall.blogspot.com

Reply
avatar
Nanda
AUTHOR
26 de abril de 2011 11:27 delete

Ei Miss,

Não conhecia o livro, achei bem legal o tema dos contos.

bj

Reply
avatar
26 de abril de 2011 16:29 delete

Adorei a inicial da musica, e não conhecia o livro, parece legal.

Reply
avatar
Vanvan
AUTHOR
26 de abril de 2011 17:38 delete

Oi blog parceiro.
Se puder, participa do sorteio lá no Blog, é do livro "Vítimas do Silêncio" autografado (autora Janethe Fontes).
Vale muito a pena ler.
Boa sorte.

http://balaiodelivros.blogspot.com/2011/04/sorteio-livro-vitimas-do-silencio-de.html

Reply
avatar
It Cultura
AUTHOR
26 de abril de 2011 19:59 delete

Hm, não faz muito meu estilo não. Raramento consigo gostar de coletânea de histórias, eu prefiro mesmo é me apegar a uma determinada história, sabe?

Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com

Reply
avatar
Ana
AUTHOR
27 de abril de 2011 02:54 delete

Oi, Miss
Dessa vez não vou anotar a dica, pq sou muito medrosa pra esse tipo de leitura.
Bjs ;)

Reply
avatar
27 de abril de 2011 08:37 delete

aiin, eu gosto de histórias que falam sobre o fim do mundo..
Tem tanta coisa pra se abordar nesse assunto. =)
Mas como você deu nota 7, acho que vai ficar pra depois ^^

beeeijoo, Nayanne =*
www.bookaholicworld.com/

Reply
avatar
Lu
AUTHOR
27 de abril de 2011 08:51 delete

ei Miss,

mais um livro que não conhecia. =/
vou querer ler esse também, tem tempos que não leio conto e estou meio que com saudades, kk.

beijos.

Reply
avatar
27 de abril de 2011 17:14 delete

Oi!
Eu não gosto mto do tema... Não me desperta mta atenção. Para falar a verdade, nem conhecia esse livro. Gostei da resenha, deu para entender do que se trata de forma clara, mas por enquanto esse livro ficará fora da lista!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Reply
avatar
Andréa
AUTHOR
28 de abril de 2011 06:17 delete

Olá!!

Achei bem interessante esse livro! Nunda tinha ouvido falar dele! Mas gosto de livros com contos assim!! Vou coloca-lo na lista de leitura!!

Bjus!

Reply
avatar
Nana
AUTHOR
28 de abril de 2011 19:26 delete

Adorei a resenha!
Fiquei doida pra ler o conto da Hannah me chamou mais atenção pelo jeito que você comentou.

The Walking Dead rula o/ haha

Pois é os livros da Carol são tudo e-books ainda :)

bjs
Nana - Obsession Valley

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!