|FILME| Esquadrão Suicida (Resenha/ Review)

sexta-feira, agosto 19, 2016 1 Comments A+ a-


ATENÇÃO: Se você não assistiu "Batman vs Superman" esse filme pode ter alguns spoilers. Você foi avisado.

   Com a morte do Superman, o governo americano tem um novo desafio. Como lidar com os "novos super-homem", os meta-humanos que vem surgindo dia após dia em Gotham, Metropólis e em todos os Estados Unidos. Quem irá combater essas potenciais ameaças?
   Amanda Waller propõe então a criação de um "Esquadrão Suicida", um grupo de detentos que seria obrigado a participar de missões em que o governo não quisesse envolvimento direto e, em troca, teriam alguns anos da sua pena reduzidos. 
   São vários os nomes que compõe esse Esquadrão e cada um deles possui uma habilidade especial (ou não): O Pistoleiro não erra um tiro, o Killer Croc é uma mistura de crocodilo com ser humano, Capitão Bumerangue que é bom com bumerangues (pois é), Magia é uma bruxa milenar que está possuindo uma jovem arqueóloga, El Diablo tem habilidade de lidar com o fogo e Arlequina... bom, a Arlequina só é louca para caramba. O Esquadrão ainda conta com a misteriosa Katana e é liderado por Rick Flag, que só obedece ordens da própria Amanda Waller. 
   Eu (ainda) não confio na capacidade da Warner de fazer filmes dignos de uma empresa como a DC Comics, por isso previ que esse filme seria um grande desapontamento. Como demorei certo tempo para assistir (estava viajando e essa também a razão do sumiço aqui no blog), os comentários dos críticos mostravam que eu estava certa em minha suposição inicial. Mas ouvi de fontes (mais ou menos) confiáveis que o filme não era tão ruim e que a trilha sonora era sensacional e isso me animou bastante para assistir: afinal eu também não tinha muitas expectativas com "Guardiões da Galáxia" e ele acabou sendo um dos meus filmes favoritos da Marvel. 
   Os primeiros momentos do filme me deixaram bastante empolgada: a apresentação de cada membro do Esquadrão aliou momentos dramáticos a cenas divertidas e cheias de ação. A trilha sonora também fez jus a todos os elogios e se confirmou como um dos pontos altos do filme -  se gosta de músicas retrô, ouça o soundtrack desse filme. 
   Essa primeira parte de apresentações toma certo tempo mas antes tivesse durado mais ainda. Porque é logo após isso que começam os principais problemas do filme, a começar pelo vilão. Eu não vou dar spoilers sobre sua identidade mas confesso que esperava que o Coringa desempenhasse esse papel. Infelizmente escolheram um vilão mais poderoso e que, ao meu ver, combina menos com a pegada do filme. O fato de que esse vilão é meio que um ET também não ajudou a gostar mais da trama. 
    Vejo o Esquadrão Suicida como um grupo de heróis mais urbanos na vibe do Demolidor da Marvel ou do próprio Batman na trilogia do Nolan. Nela, o Batman não queria salvar o mundo inteiro, "apenas" Gotham. Eu queria que o Esquadrão tivesse essa pegada também, ajudando a salvar Gotham ou Metropólis mas, infelizmente, os estúdios andam um pouco obcecados com essa história de vilão poderosíssimo e destruição mundial. Posso citar várias vezes em que esse mote deu certo, mas acho que não foi o caso do Esquadrão Suicida. 
   Se a trama principal não empolgou ou atraiu o mesmo não se dá para as atuações. Gostei da maioria das interpretações desse filme, especialmente de Viola Davis como Amanda Waller e Margo Robbie como Arlequina. Ambas as atrizes parecem ter sido feitas para esses papéis: Davis empresta um pouco de sua Annelise Keating para deixar Waller tão durona quanto é preciso mas sem fazer uma cópia total de sua atuação em HTGAWM. Já Robbie é Arlequina do início ao fim e, com suas piadas e delírios tornou-se uma das minhas personagens favoritas do filme - é muito difícil não simpatizar com o mau caratismo bem humorado dessa personagem. 
   Do lado masculino destaco Will Smith, do qual não esperava nada como Pistoleiro e que acabou entregando um personagem humano e interessante, e Joel Kinnaman que, na pele do soldado Rick Flag, conseguiu fazer um mocinho que (quase) não me irritou. Não conheço muito de Kinnaman mas achei essa atuação bem diferente da que fez em House Of Cards, quando interpretou um charmoso candidato a presidência do partido Republicano. 
   Mas Karol, e o Jared Leto? Bem, esse é outro ponto negativo do filme. Não é que Jared Leto faça um mal coringa - a risada dele no filme é algo de arrepiar - o problema é que não temos a oportunidade de verificar completamente essa atuação. O Coringa aparece muitas poucas vezes ao longo da história e sempre em momentos completamente descartáveis e insignificantes. Me decepcionou a atitude da DC, de transformar um personagem tão marcante dos quadrinhos, em um "namorado da Arlequina", alguém sem importância na história. Por que não colocaram o Coringa como vilão? É algo pela qual nunca vou perdoar a DC. Isso é aquelas tatuagens babacas que deram ao Coringa e que, aliados aos dentes de metal, deixaram o personagem parecendo um gangster. 
   Analisando o filme como um todo fica aquela sensação estranha de rascunho, de filme que tinha potencial para ser mais e não foi. Essa noticia reflete bem a sensação que eu tive ao assistir o filme: de que muitas cenas foram regravadas (havia cortes meio esquisitos) e de que o tom do filme mudou na sala de edição. Alguns personagens tem um background sinistro mas pouco explorado (vide El Diablo e a cena em que insinuam um abuso contra Arlequina) e outros tem motivações meio duvidosas ao longo da trama (até agora tentando entender porque o Capitão Bumerangue voltou ou porque o Crocodilo foi). Noticias como a que eu linkei acima me deixam curiosa para qual seria a versão mais séria do filme, mas acho que isso é algo que nunca veremos. 
   Eu só recomendo "Esquadrão Suicida" se você quiser um filme bem simples, sem grandes complicações de enredo e que garante uma ida divertida ao cinema. Sabe aqueles filmes de aventura genéricos que a gente assiste na tv? Espere algo do tipo e, aconteça o que acontecer, não crie expectativas. No caso de Esquadrão Suicida você se saíra melhor criando unicórnios porque é mais fácil sair algo daí do que desse filme. 
   Apesar de tudo e porque eu realmente gostei de alguns detalhes, dou nota 7,5 - um filme razoável que ganhou meio ponto pela trilha sonora. 

|TRAILER|

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

1 comentários:

Write comentários
Unknown
AUTHOR
29 de maio de 2018 às 15:45 delete

Sempre gostei os filmes. São muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador. Desde que vi o elenco de Esquadrão Suicida imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do ator Jared Leto, é muito comprometido. Ele recentemente atuou em Blade Runner 2049. É um dos melhoresFilmes De Ficção Cientifica , e vale muito la pena ver, os recomendo muito.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!