[LISTA] Quando rockeiros se tornam atores (TOP 5)

sexta-feira, julho 13, 2012 1 Comments A+ a-



        Post especial do Dia do Rock que é comemorado hoje, 13 de julho. 
        O rock e o cinema tem uma relação de longa data. Não precisamos forçar muito para lembrar de inúmeros filmes baseados na vida de estrelas do rock. Isso sem contar as referências, as cenas, as trilhas sonoras... Pensando nisso, resolvi fazer uma lista de uma situação também muito comum nesse meio: Rockeiros que vão para a telona. Meu critério para a colocação foi o sucesso deles em cada segmento, tanto como cantores quanto como atores. Aproveitei também para citar uma música de cada cantor/ator e que faz parte de um filme. 
          
Dica: Como hoje também é sexta feira 13, deixei no texto algumas dicas de filmes de terror: Vocês podem clicar no titulo e serão direcionados para o trailer (Estão num tom mais escuro de vermelho do que os outros links). 


          Vamos conferir o resultado?


5. LENNY KRAVITZ

                Sim, eu citei Lenny Kravitz como um rockeiro que fez um filme. Crucifiquem-me.
                Enfim, Kravitz é novato nessa tal de atuação: Fez 3 filmes, entre eles o popular JogosVorazes em que interpreta o designer Cinna.

Filmes versus Música
                Enquanto os outros artistas citados nessa lista são bons na música ou no cinema, Lenny Kravitz é sofrível em ambos. Tudo bem, ele tem uma ou outra balada de sucesso mas a voz dele não é lá essas coisas e sua atuação... Deixa pra lá.
                Só basta dizer que o mais próximo que Lenny Kravitz já chegou e irá chegar de um Oscar foi quando namorou a atriz Nicole Kidman (ganhadora da estatueta).

Trilha Sonora: Ia citar a música ‘Do it’, do filme ‘Preciosa’ em que Lenny Kravitz também atua mas não consigo achar um vídeo decente dessa música. Por isso cito This World is Something New To Me do filme The Rugrats (sim, Os Anjinhos na versão brazuca).



Clique para ampliar4. ALICE COOPER
                 Segundo o IMDB, Cooper atuou em 11 filmes, isso sem contar aqueles em que interpretou a si mesmo.  Uma curiosidade: Em “A hora do pesadelo 6” o cantor interpretou o pai de Freddy Kruger. Achei propicio comentar isso com vocês já que hoje, além do Dia do Rock, também é uma sexta feira 13. =)
O ultimo filme em que Alice Cooper atuou, também interpretando a si mesmo, é Sombras da Noite (Dark Shadows), lançado em 2012.

Filmes versus Música
                Mais um caso em que a atuação não é lá grande coisa: Embora os próprios shows de Cooper sejam inspirados em filmes de terror, sua atuação no cinema não é muito impressionante. Bom seria se ele continuasse compondo fazendo a trilha sonora dos filmes, como fez no filme Halloween,o inicio - um outro filme de terror que até indico para a Sexta Feira 13 de vocês – e deixasse essa coisa de ser ator.

Trilha Sonora: Escolhi a música Prince Of Darkness, tema do filme homônimo (em português Príncipe das Sombras) de 1987 por que tem um tema macabro que tem tudo a ver com a predileção do cantor por filmes de terror.



3. ELVIS PRESLEY 
 Elvis fez 24 filmes, a maioria dentro do mesmo período. Chegou a gravar 3 filmes por ano, deixando de lado nesse período sua carreira como cantor.

Filmes versus Música
                 A atuação de Elvis não era lá essas coisas. Embora os filmes tenham servido para eternizar sua imagem além de sua voz, Elvis bem que poderia continuar sendo cantor mesmo pois nisso ele é bem melhor (não é a toa que é o ‘Rei’).

Trilha Sonora: Para a trilha sonora da carreira de Elvis no cinema escolhi a música tema de seu primeiro filme: Love Me Tender. Essa música foi um sucesso tão grande que o próprio filme passou a se chamar Love Me Tender para explorar o seu sucesso.  Curiosidade do vídeo que linkei para vocês: É a cena final do filme. 



2. JARED LETO

                É até sacanagem colocar Jared Leto nessa lista pois o vocalista do 30 seconds to mars é mais um ator do que um cantor: seu primeiro álbum foi lançado em 2002 enquanto que a carreira como cantor vem desde 1994 (nos cinemas). Atuou em 23 filmes, entre eles Réquiem para um sonho em que perdeu cerca de 20 kilos para interpretar  um viciado em drogas e Capitulo 27 em que ganhou 32 kilos. Jared Leto também participou do fantástico Clube da Luta e de Lenda Urbana, outro terror bacana para a data de hoje.

Filmes versus Música
                Com certeza, Leto é um baita ator e teve até mais papéis de destaque do que o nosso primeiro lugar. Por que então está em segundo? Por que, musicalmente, não chega aos pés do primeiro, só por isso. Mas nem por isso deixa de ser um bom ator e rockeiro.

Trilha Sonora: Somente dessa vez vou citar uma trilha sonora de um filme em que Leto não atua – por que não tem nenhum filme em que ele atue e também faça parte da trilha sonora. A música faz parte do filme Skyline – A invasão e se chama Kings and Queens. O engraçado é que essa música toca no trailer de A lenda dos guardiões – porém não faz parte da trilha sonora desse filme. 



1. DAVID BOWIE

                Entre filmes, séries de TV e até uma atuação no desenho “Bob Esponja” (fez a voz de Lord Royal Highness) foram 31 atuações de David Bowie. Só em filmes eu contei (no ‘olhometro’ mesmo) dez. Destaques para a atuação como Nikola Tesla em O grande Truque, Pôncio Pilatos em A ultima tentação de Cristo e John ‘Blaylock’ em Fome de Viver – essa ultima talvez uma das atuações mais conhecidas do ator/cantor, descrita como impecável pela maioria dos críticos de cinema.

Filmes versus Música
                 Antes de ser cantor Bowie era estudante de teatro, razão pela qual é tão bom atuando quanto cantando. Ou seja, esse ‘camaleão do rock’ também é um camaleão das artes e, por esse motivo, se encontra no topo de minha modesta lista. Palmas para ele, gente! =D

Trilha Sonora: É difícil falar de Bowie sem me sentir tentada a citar Ziggy Stardust mas, como o objetivo é citar uma trilha sonora do cito a música A Small Plot Of Land, do filme ‘Basquiat - Traços de Uma Vida’ em que Bowie interpreta Andy Warhol, um dos precursores da Pop-Art.


***

E essa foi minha singela homenagem ao Dia Mundial do Rock. 

E você: Se lembra de algum rockeiro que foi para as telonas? Comente!


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

1 comentários:

Write comentários
Ju
AUTHOR
18 de julho de 2012 às 11:24 delete

Ei Miss, muito criativa a lista e muito boa. Alguns eu só conhecia atuando e outros só como cantores, mas adorei as curiosidades e as dicas de trilha sonora :D
Beijos

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!