Filme: As aventuras de Tintim

sexta-feira, fevereiro 03, 2012 5 Comments A+ a-


             Logo no inicio do filme, uma homenagem: Tintim está fazendo uma caricatura em uma praça e o homem (Hergé?) retrata o repórter da mesma maneira dos quadrinhos.  Tintim se vira para o seu cãozinho e pergunta: “O que acha Milu? Se parece comigo?”.

De fato, se parece muito. Apesar de também ser uma animação, ao assistir Tintim – O filme, tive a impressão de que estava vendo o personagem ganhando vida. Talvez pela gráfico maravilhoso ou por que o filme foi filmado e depois desenhado... É como se estivéssemos vendo pessoas, um trabalho graficamente muito bonito.

Sobre a história: Tudo começa quando Tintim adquire, em um mercado de rua, uma miniatura de um antigo galeão. Imediatamente um homem aborda Tintim para comprar o barco e está disposto a pagar qualquer quantia por ele. Por ser teimoso e também por desconfiar das intenções do homem, Tintim se recusa a vendê-lo e leva o barco para casa. Ele pensa em deixar o galeão em segurança enquanto vai procurar mais informações sobre ele mas Milu tem outros planos: Enquanto perseguia um gato acaba quebrando o barco. O estranho é que, ao se partir, um estranho cilindro caia de dentro deste. Mas Tintim não percebe isso e vai para a biblioteca pesquisar sobre o assunto (tempos difíceis, não existia o Google).
Quando volta a surpresa: O barco havia sido roubado. Mas, graças a Milu, Tintim descobre o cilindro que havia caído quando o barco quebrou. Dentro desse pequeno objeto há um enigma, que pode levar para um grande tesouro.


É o inicio da aventura de Tintim e a dos expectadores também. O filme tem ação, suspense e algumas cenas muito engraçadas, que só são possíveis por se tratar de animação. Tintim continua contando com a sorte e com a ajuda de Milu na maioria das situações, mas seu grande trunfo como investigador é não desistir nunca. Os “gêmeos” Dupont e Dupond estão tão atrapalhados e obtusos como sempre, além de engraçados e ainda há o bebum Haddock, que eu tenho quase certeza que já vi nos desenhos também.
Todo esse ‘elenco’ de personagens, a maioria caricatos é o grande ponto alto do filme, além do roteiro que é curioso e intrigante. Desde a descoberta do enigma até a resolução deste muita coisa acontece, desde perseguições de avião até um roubo que tem, como principal ferramenta, uma cantora soprano (ótima cena, aliás). Tudo isso com a direção de Steven Spielberg, um gênio dentro do gênero em que atua e que sabe fazer uma aventura como ninguém. Meu único parêntese para o diretor é que algumas cenas são meio exageradas, o mesmo que ocorreu em Transformers, mas Tintim não chega a esse ponto e conseguiu me surpreender bastante.


Por que eu esperava um filme infantil, por ser animação mas me deparei com uma história para todas as idades e, em minha opinião, até mais voltada para adultos que para crianças: Quem cresceu lendo (ou assistindo) Tintim vai matar as saudades dos personagens com esse filme que se parece muito com as Aventuras já vividas do herói (aliás o filme é uma ‘mistura’ mistura de 3 histórias publicadas do personagem).

                                        Disseram que o filme é muito infantil. Sério?!

Tenho amigos que não gostaram, acharam infantilizados demais, por isso é óbvio que o filme não vai agradar a todos. Indico se você gosta mesmo de animação, desse mundo em que as coisas mais malucas acontecem, muitas vezes, de maneira infantil. Eu sou fã do gênero, principalmente de histórias como “A Bela e a Fera”, “Shrek”, “Procurando Nemo” que tem tanto uma parte infantil quanto um apelo para os adultos também.

Se também gosta de animações e está disposto a curtir um ótima aventura... Pipocas! O que está esperando para assistir? * Nota 9 – O filme é muito bom e tem tudo para ser uma das melhores animações de 2012.  

* Eles não falam palavrão por isso exclamações como “Pipocas!” e “Papagaio louro!” são comuns no filme.

E você, gosta do gênero? Qual foi a ultima animação que assistiu? Você gostou? Comente!


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

5 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
3 de fevereiro de 2012 às 19:21 delete

Tintimm...Não gostei e dormi =D

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de fevereiro de 2012 às 19:48 delete

Eu, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de assistir, mas já ouvi falar muito bem desse filme. Talvez eu goste, talvez não. Sou meio incerta em relação às animações. Mas valeu pela dica, vou assistir o mais rápido possível, vdd.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de fevereiro de 2012 às 20:47 delete

Hey Carbono!
Eu cresci assistindo e amando os desenhos que passava na tv. Fui ver este filme no cinema e saí de lá super entediada, achei a história lenta... Não gostei. Visual perfeito, mas não me diverti.

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2012 às 02:07 delete

Oiii
Eu assistia Tintim quando era criança e adorava o Milu... Espero poder assistir antes que saia de cartaz. Sendo Tintim e do Steven Spielberg não tem como dar errado. Não sei como tem gente que não gosta das grandes animações, elas têm, como você disse, um apelo ao público adulto também e mensagens que às vezes só os adultos entendem...
Bjs!

Mikaela
Pérolas e Pipocas

Reply
avatar
4 de fevereiro de 2012 às 13:35 delete

Oi Miss!!
Levei meus filhos pra ver nas férias, e amamos. gostei muito mesmo!! Fiquei sabendo que a dublagem na versão americana trocaram os nomes de Dupont e Dupond e do Milu tbém!! Graças que assisti a dublagem português. Meu filho nos primeiros 5 minutos me tira os óculos 3D e pergunta: "Não vai sair nada da tela?"
Bom, bjus!!!
Fabiana

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!