[LISTA] Filmes protagonizados por crianças. Mas que não tem nada de infantil. (PART. 1)

quarta-feira, outubro 12, 2011 5 Comments A+ a-

Bom dia! 

         Lá estava eu pensando em listas legais para apresentar no dia das crianças quando me veio o seguinte mote a cabeça: Filmes protagonizados por crianças - mas que não tem nada de infantil. 

         Acontece que há muitos filmes nesse estilo então o que começou como um post especial para o "Dia das Crianças" se transformou em 2 listas: A primeira (essa) com filmes de todos estilos menos terror. Portanto não espere criancinhas possuídas ou coisa assim no post de hoje

         Vamos ver se vocês concordam? 


6. A vida é bela/Central do Brasil
Ajudar crianças são o mote desses filmes mas já perceberam que quem brilha são os adultos? De qualquer maneira são filmes muito interessantes, por isso fica a dica.
   Reação de crianças ao assisti-lo? Tédio, muito tédio. 



    5. Quem quer ser um milionário?


Pode até ser uma história otimista, mas quem vê a trajetória do pequeno Jamal ruma a riqueza vai se deparar com tortura, prostituição e outras cositas más.


Reação de crianças ao assisti-lo.
Não faço idéia, acho que é mais um filme sonífero para elas.
      



      
4. Deixe-me entrar


Owen é uma criança muito triste e Abby... ela nem criança é. Mas o filme é melancólico, sombrio, e bem sanguinário – não foi feito para crianças, apesar de ser protagonizado por uma. (Mais sobre o filme aqui.)




Reação de crianças ao assisti-lo.                                                               
Ironicamente, minha vizinha de 9 anos ama esse filme. Mas minha prima da mesma idade (e, imagino, todas as crianças que assistem) dormiu na primeira metade do filme, achou ele parado. 



3. Bravura Indômita

Já estava quase postando essa lista quando lembrei desse filme. É narrado por uma garota de 12 anos que começa uma busca no antigo oeste, acompanhada por um caçador de recompensas alcoólatra. Como isso não bastasse, a jovem está a procura do assassino de seu pai e quer matá-lo.

É um filme que nos leva diretamente para essa época, com um tom de aventura mas um final levemente melancólico. Recomendo muito.

Reação de crianças ao assisti-lo.             
Obviamente, uma criança não veria essa sutileza toda que eu vi no filme e sim uma história chata, com linguagem difícil. A primeira meia hora depois iria brincar de outra coisa. 



2. Labirinto do Fauno

A jovem Ofelia protagoniza uma história aparentemente infantil, quando encontra um fauno e esse diz que ela é uma princesa de um país distante.  Mas a ambientação na guerra civil, a maquiagem dos personagens, o desenvolvimento e o final da história não são “brinquedo não”.



 Reação de crianças ao assisti-lo.
Na verdade, as reações infantis assistindo esse filme são ou de medo (o que eu também senti, admito) ou de sono por que o filme é um pouco parado mesmo. 



1. O senhor das moscas.
Mais uma vez, crianças saem de casa e aprontam “altas confusões”. Mas você nunca viu nada parecido com “O senhor das moscas”, acreditem. Apesar do filme ser só com crianças (adultos aparecem apenas no final, acho), o filme assusta e faz com que “A lagoa azul” pareça mais infantil ainda. (Escrevi resenha do livro aqui.)



Reação de crianças ao assisti-lo.
Uma criança provavelmente gostaria do filme... até as crianças começarem a morrer. Depois disso ela começaria a chorar, sem dúvida. 

***
 Até ai temos crianças normais (tirando a Abby), que protagonizam dramas e afins mas que não são más. A segunda parte vai trazer crianças from hell, por isso preparem-se.

É isso é tudo pessoal! Desculpe a demora para postar mas ainda quero opiniões: Quais filmes da lista assistiram? Que filmes faltaram por ai? 
Comentem!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

5 comentários

Write comentários
12 de outubro de 2011 às 15:17 delete

Minha filha ama muito o Labirinto do Fauno, eu fiquei horrorizada com algumas cenas, mas ela adorou!!!! Tudo bem porque outro filme que ela ama de paixão e tem criança é "Terror em Silent Hill" (filme do jogo)!!
Bjos Fabi!!

Reply
avatar
12 de outubro de 2011 às 15:31 delete

Vou ser repetitiva, porque acho que sempre digo isso, mas A-D-O-R-O suas litas xD são sempre temas divertidos!
nenhum desses filmes tem, realmente, um tema infantil... acho que nenhuma criança ia suportar assistir nenhum deles ao final rs se bem que, quando eu era criança, adorava filmes de terror... talvez eu até me identificasse com esses filmes o.O

Reply
avatar
Gabi Orlandin
AUTHOR
13 de outubro de 2011 às 12:52 delete

Desses aí, só assisti O Senhor das Moscas, e não me lembro se vi O Labirinto do Fauno, mas sei que é bem sombrio e essas coisas. Os outros ainda quero assistir, e não sabia que Quem quer ser um Milionário era protagonizado por uma criança!

Beijos.

Reply
avatar
13 de outubro de 2011 às 23:54 delete

Adorei o post, adoro todos!kkkkkkkkkkkkk
Foi legal também a reação da criança que você colocou, espero ver os filmes, pois da lista só assisti O Labirinto do Fauno, e quero assitir deixe-me entrar, fiquei com vontade de assitir desde a crítica que você postou aqui...

Passa e comenta lá no Simbolista:

http://www.osimbolista.blogspot.com

Reply
avatar
Marcela G.
AUTHOR
14 de outubro de 2011 às 05:02 delete

Ooooi Miss!
Eu sei q faz MUITO tempo, mas finalmente minha saudade foi mais forte e voltei ao mundão da blogosfera o/
Aaaah, as suas listas *-*
ADOREI esse tema, gosto muito da maioria desses filmes, só não vi Bravura Indômita e O Senhor das Moscas e quero muito ver os dois xD
É mesmo interessante como têm filmes com crianças protagonistas q de "filmes pra criança" não tem nada.
Como eu fui uma criança meio bizarra, acho q gostaria de alguns deles se tivesse visto mais nova, mas realmente não são muito interessantes para a maioria dos guris xD
Outro filme bom desse tipo é O Menino do Pijama Listrado, com guris protagonistas, mas muito "adulto" e triste pra caramba :(
O Labirinto do Fauno é lindo demais, e tente ver Deixa Ela Entrar, a versão original do Deixe-me Entrar, é muito bom, um dos meus filmes favoritos *-*
Aguardo a segunda parte da lista! :D
Beijos

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!